Como que Deus fala com a gente?

Perguntado por: rnovais . Última atualização: 20 de agosto de 2023
4.4 / 5 12 votos

Deus também fala por meio da nossa intuição. Mas o que distingue voz de Deus de outros pensamentos intuitivos é que a primeira causa uma paz duradoura e nos livra de toda confusão interior.

A forma como Deus melhor se comunica conosco é através de seu filho, Jesus (Hebreus 1:1-2). Deus sabia que não havia uma forma melhor de entendermos a profundidade de seu propósito para nós do que se tornando humano e vivendo entre nós.

Deus fala com cada um de nós de uma maneira que consigamos entender (ver Doutrina e Convênios 1:24). As pessoas às vezes têm sonhos e visões. Porém, o mais comum é Deus falar conosco na forma de sentimentos serenos provenientes do Espírito Santo, como calor, paz ou alegria.

Deus revela-Se “em seu próprio tempo e a seu próprio modo e de acordo com sua própria vontade” (ver D&C 88:63–68).

Os sinais de Deus estão vivos e presentes no meio de nós: Sua Palavra, que é anunciada; Seu Corpo e Sangue, que são o nosso alimento; Seu Reino, que se instalou no meio de nós.

O que a Bíblia diz sobre ouvir a voz de Deus. As minhas ovelhas ouvem a minha voz; eu as conheço, e elas me seguem. "Eu asseguro: Quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou tem a vida eterna e não será condenado, mas já passou da morte para a vida.

Deus fala ao coração de cada um de maneira particular e única. Ele quer estar conosco a todo momento, uns o sentem mais próximo na oração, outros na alegria de estar em família ou mesmo nas tempestades, quando os dias ruins parecem não ter fim. Deus está sempre lá e quer falar ao nosso coração.

Para ouvir a Voz de Deus, temos que nos desconectar das vozes do mundo, ou seja, temos que nos empenhar para ter um momento a sós com Ele, buscá-lO e concentrar nossos pensamentos em Sua Palavra.

Quem toma por hábito falar com Deus, aos poucos, vai mudando seu jeito de ser e de se relacionar com os outros. A espiritualidade imprime mudanças. Quem fala com Deus regularmente tem maior facilidade em tudo. A busca por Deus não deveria ser motivada unicamente pela necessidade.

Packer, Presidente do Quórum dos Doze Apóstolos, disse: "A voz do Espírito é mansa e delicada, uma voz que mais se sente do que se ouve. É uma voz espiritual que vem à mente na forma de pensamentos instilados no coração".

Jesus é o revelador e plenitude da revelação, conforme afirmação da Dei Verbum.

O Catecismo da Igreja Católica nos diz que os sete dons do Espírito Santo são: sabedoria, inteligência, conselho, fortaleza, ciência, piedade e temor de Deus. Eles são capacidades que o Espírito Santo dá às pessoas para edificação da Igreja, nos santificando e preparando para a presença de Deus.

Dentre os dons existentes, podem ser citados como exemplos: dom da sabedoria, dom do conhecimento, dom do discernimento dos espíritos, dom da fé, dom da cura, dom da operação de milagres, dom da profecia, dom da variedade de línguas e dom da interpretação de línguas.

Quando começam a florescer sentimentos como desapego, autoesquecimento e serenidade ou ausência de conflitos psicológicos, quando passamos a dar mais importância ao plano de Deus e às necessidades que se apresentam do que a nossa pessoa, é sinal de que a energia divina já está trabalhando conosco.