Como precificar com margem?

Perguntado por: iamorim9 . Última atualização: 11 de julho de 2023
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Na precificação por margem de lucro, somamos as despesas fixas e variáveis ao custo do produto. Por fim, aplicamos um determinado percentual de margem de lucro para chegar ao preço final.

A fórmula utilizada é: valor do produto + lucro da empresa em número real. Então, se você quer obter 100% de lucro em um produto cujo custo de produção é R$ 200, o lucro deverá ser de R$ 200 (100% de 200). Logo, o preço de venda será R$ 400 (200 + 200).

Para calcular o lucro de um produto ou serviço, é considerado o lucro líquido: Margem de lucro = (Lucro líquido / Faturamento total) x 100.

O cálculo da margem de lucro é feito a partir de uma fórmula simples: divida o lucro pela receita total e multiplique o resultado por 100.

Para fazer isso, basta descontar do preço de venda do produto os custos relacionados a ele, por exemplo: compra de matéria-prima, custos de produção e despesas de divulgação. Em seguida, é só dividir o resultado obtido (que é o lucro atual) pelo preço de venda e multiplicar o resultado por 100.

Basicamente, é da soma desses dois valores (custos + lucro) que é possível calcular o preço de venda final de um determinado item ou serviço.

Suponha que as despesas do último ano da empresa tenham sido R$12 mil e as vendas tenham sido R$60 mil. O cálculo fica: (Despesas / Vendas) x 100 = Porcentagem das Despesas. (12.000 / 60.000) x 100 = PD.

Determine o lucro bruto (subtraia as despesas para execução do produto e/ou serviço da receita). Divida o lucro bruto pela receita. Multiplique o resultado por 100 para chegar a uma porcentagem.

A margem de lucro permitida por lei depende da área de atuação da empresa. Para a área comercial, é permitida uma margem que varia de 15% a 20%. Já na indústria, é de 8% a 12%. No setor de serviços, a margem permitida é de 20% a 30%.

A margem ideal de lucro em vendas depende do ramo de atuação da empresa, mas, no geral, estima-se que lucro deve ser de 20% a 30% para serviços, de 15% a 20% para comércios e de 8% a 12% para indústria, que possui variáveis muito específicas.