Como perguntar ao cliente o motivo do cancelamento?

Perguntado por: ucastro5 . Última atualização: 21 de agosto de 2023
4.5 / 5 15 votos

O que fazer quando o seu cliente quer cancelar?

  1. Entenda muito bem o motivo. Empresa que ouve do cliente o desejo de um cancelamento e não se preocupa em entender o motivo está cometendo um grande erro e que pode gerar uma bola de neve de cancelamentos. ...
  2. Faça uma oferta. ...
  3. Mostre o valor do seu produto.

Mostre que você se preocupa com a experiência de compra do seu cliente. Uma boa opção é ligar para ele para perguntar o que aconteceu, se houve algum problema no momento da compra, se há alguma dúvida, se alguma informação não ficou muito clara. Se achar cabível, dá até para oferecer um desconto na compra.

Os cancelamentos tem os mais variados motivos, mas o principal deles é o conflito de opiniões ou alguma conduta reprovável, muitos envolvem até crimes. Eles podem ser passageiros, temporários, definitivos ou não. Em outras palavras, tudo depende do grau de exposição e erro cometido.

É preciso buscar uma conversa franca. O gestor deve saber ouvir e argumentar com conhecimento de causa. Para isso, precisa estudar com atenção a situação e o histórico do cliente”, diz. Caso consiga reverter o cancelamento, a empresa deve se comprometer e acompanhar ainda mais de perto a relação com o cliente.

O que fazer quando o cliente desiste após a compra
Todos os cenários possíveis da desistência podem ser revertidos com informação, e claro um bom discurso para convencer o cliente. Proporcione tudo o que ele acredita que não recebeu em sua experiência anterior.

Como chamar o cliente de volta?

  1. Utilize os dados do CRM a seu favor;
  2. Saiba o perfil dos clientes inativos;
  3. Melhore seu relacionamento com estes clientes;
  4. Envie mensagens personalizadas;
  5. Esclareça os benefícios do retorno;
  6. Seja visto para que seja lembrado.

Argumentos contra
A cultura do cancelamento não gera mudanças reais nas estruturas sociais. Ela simplesmente exclui qualquer possibilidade de debate ou diálogo, sem os quais não há transformação. O cancelamento é um lichamento virtual, já que os canceladores fazem justiça com as próprias mãos.

2 cassação, abolição, anulação, derrogação, supressão, rescisão, invalidação, revogação, estorno, ab-rogação, dissolução, distrato, rompimento, ruptura, eliminação, corte, omissão, elisão, subtração, quebra, deslegitimação, fim, derrogamento. Supressão ou cancelamento: 3 glosa.

A cultura do cancelamento é um fenômeno moderno segundo o qual uma pessoa ou um grupo é expulso(a) de uma posição de influência ou fama devido a atitudes consideradas questionáveis — seja online, no mundo real ou em ambos.

Como abordar clientes inativos?

  1. Entenda o que causou o afastamento do cliente. É bem importante conhecer o motivo que causou o afastamento. ...
  2. Defina prioridades. ...
  3. Planeje a comunicação. ...
  4. Controle os processos.

Nas lojas físicas, não há direito de arrependimento: a desistência deve ser negociada diretamente com a agência. A multa, nestes casos, não pode ultrapassar 10% do valor contratado, sob pena de ser considerada abusiva. Em situações excepcionais, como crises sanitárias, a multa legalmente prevista pode não ser aplicada.

Quando um cliente volta, é porque gostou da experiência que teve com sua empresa. Assim, existem grandes chances de que ele espalhe essa noticia e recomende seus produtos e serviços a outras pessoas. O cliente satisfeito é sua melhor propaganda e traz novos consumidores de graça até você.