Como os cachorros ficam depois de cruzar?

Perguntado por: dbaptista5 . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.4 / 5 4 votos

Por que os cachorros ficam grudados depois de cruzar? Durante o acasalamento, o macho insere o pênis na vulva da fêmea e, por isso, precisam ficar “presos” um ao outro. O fato do cachorro ficar preso na fêmea está relacionado com a anatomia canina. Existe uma glândula no pênis do cachorro que se chama bulbo.

Uma leve secreção pode ocorrer cerca de um mês após o acasalamento. As tetas podem se destacar em cor e tamanho uns trinta dias após o acasalamento, podendo até produzir um fluido semitransparente. Tal como acontece com a náusea da gravidez nas mulheres, a sua cadela pode vomitar nos primeiros estágios da gestação.

Logo após a penetração, um órgão somente presente nos machos, chamado de bulbus glandis, se enche de sangue e aumenta o volume. É nesse momento que os animais ficam grudados. Mas acontece que o sêmen do cachorro é muito ralo e com baixa contagem de espermatozoides.

Os cachorros ficam grudados para garantir que as relações sexuais tenham êxito: o objetivo principal é gerar uma ninhada. Para compreender os motivos, é necessário conhecer um pouco de anatomia. Continue a leitura no site Cães Online, parceiro do Metrópoles.

Não existe um número preciso de vezes que a cadela tenha que cruzar para engravidar. Pode ser que ela fique grávida já na primeira cópula, se estiver ovulando naquele momento. Mas é certo que, quanto mais cópulas houver durante o estro, maiores serão as chances de engravidar e de ter uma ninhada numerosa.

Se ela cruzar com mais de um é possível, sim, que a ninhada venha com filhotes de diferentes pais, de tamanhos, cores e pesos distintos. – Fique atento a possíveis problemas no parto, na amamentação dos filhotes e qualquer outro sinal de doença.

Outra forma de tentar identificar que a cadela cruzou, é verificando se há alguns odores diferentes. De modo geral, o cio da cadela já apresentará um odor bem acentuado. Só que após a cruza, este cheiro pode ser muito mais evidente e, portanto, poderá servir de constatação para saber se a cadela cruzou ou não.

Isso pode demorar de 15 minutos até uma hora. Cada cão vai se comportar de um jeito, então tenha paciência porque em algum momento eles vão se desgrudar.

O ideal é que ela tenha filhotes a partir do segundo cio. Saiba que a cadela pode engravidar na primeira cruza. Porém, se desejar filhotes dela, você pode deixá-la cruzar mais algumas vezes com o macho para garantir que ela emprenhe.

21 dias

Agora, se estiver em dúvida sobre a gestação de cadela, podemos te ajudar! Para confirmar a gestação, você deve contar 21 dias a partir do momento em que o cruzamento aconteceu e pode ter ocorrido a fecundação.

Sim, existe a possibilidade para interrupção de gestação desde que identificada no início (primeiras semanas). Caso não tenha intenção de colocar a sua fêmea para reprodução o melhor é fazer é a castração. Se isso não for possível deve então evitar que tenha contato com machos durante o período do cio.

Você deve levar sua cachorrinha ao veterinário, para que ela passe por uma avaliação clínica. Apenas após exame físico é possível saber se o quadro está normal, se esse sangramento é por conta do cio, ou se tem alguma complicação, como uma infecção uterina por exemplo.

Ao contrário do que muitos pensam, o período marcado por secreções sanguinolentas pela vulva, o proestro, não é o momento certo para acasalar.

Quanto mais os cachorros cruzam, mais filhotes podem ter e ninhadas com muitos filhotes podem prejudicar a saúde da cachorra. Quando ela não aceitar mais o macho para o cruzamento, quer dizer que seu período fértil chegou ao fim.