Como o metaverso vai mudar o mundo?

Perguntado por: msantos . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.8 / 5 18 votos

Na indústria, o metaverso cria um ambiente de integração tecnológica, unindo diversas tecnologias em um só lugar. A utilização de gêmeos digitais, Internet das Coisas (IoT), blockchain, realidade estendida e inteligência artificial estão desenvolvendo o metaverso industrial.

Enquanto um grupo ainda está pensando e discutindo se o metaverso irá vingar ou não, milhões de usuários já ganham dinheiro jogando, transacionando NFTs e terrenos virtuais na nova economia. A poeira começa a baixar e alguns metaversos começam a se destacar na nova corrida do ouro.

Sem contar que o meio pelo qual nos comunicamos hoje em dia e toda a tecnologia nos aproxima de quem está distante fisicamente. Dessa forma, o metaverso nos proporcionará uma experiência totalmente imersiva. Poderemos interagir com avatares de professores renomados de universidades internacionais sem sair de casa.

A principal característica do metaverso será a presença social imersiva, ou seja, as pessoas terão a sensação de estar perto umas das outras. Não é necessariamente sobre passar mais tempo online ou substituir as experiências no mundo físico, mas tornar mais significativo o tempo que você está online.”

Vantagens e desvantagens do metaverso

  • Ausência de barreiras econômicas;
  • Por ser um conceito ainda a ser explorado, oferece muitas oportunidades;
  • Tende a virar uma febre mundial;
  • Pode ser explorado por meio de diversos tipos de tecnologias;
  • Em tese, pode oferecer fontes de renda estáveis;
  • Entre outras.

O uso de equipamentos de acesso metaverso poderá ainda aumentar a frequência de lesões relacionadas ao trabalho4. Os riscos psicológicos também emergem na meta realidade e os possíveis impactos de uma vida conectada para a saúde mental. O metaverso não pode substituir as interações e a vida real.

O objetivo do metaverso é possibilitar que o universo físico seja complementado pelo mundo virtual. Para que isso aconteça, é necessário o uso de dispositivos especiais.

Benefícios do metaverso para o mercado de eventos

  • Sem limitação de fronteiras. Os eventos não terão mais a limitação física, ou seja, pessoas do mundo todo poderão participar. ...
  • Alcance sem restrições. ...
  • Adeus aos imprevistos de deslocamento. ...
  • Acompanhamento de dados facilitado. ...
  • Novas possibilidades.

O metaverso é um espaço, espécie de universo virtual compartilhado, que mescla as realidades física e virtual e permite que as pessoas interajam entre si e com o ambiente.

Em 2021, o mundo todo começou a falar sobre o metaverso. Mas será em 2022 que este novo mundo digital começará a ganhar forma de verdade.

O metaverso idealizado pela Meta ainda está em desenvolvimento, mas há outras plataformas que já permitem ingressar em ambientes 3D imersivos. É o caso do game Second Life, que segue uma proposta muito semelhante à ideia de Mark Zuckerberg.

1. Decentraland. Segundo a pesquisa do CoinGecko, o metaverso Decentraland é o que tem mais chances de prosperar em 2023. A plataforma de código aberto funciona através do blockchain Ethereum e permite que seus usuários tenham avatares personalizados e participem dos mais variados eventos.

Neal Stephenson

O conceito de metaverso apareceu pela primeira vez em 1992 com o escritor norte-americano Neal Stephenson. Em sua novela Snow Crash descreveu uma espécie de espaço virtual coletivo compatível e convergente com a realidade.

Alguns perigos do espaço virtual são: Cibercrimes: atividades criminosas que ocorrem no ambiente digital, como roubo de informações pessoais, fraudes, entre outros. Cyberbullying: prática de assédio, intimidação, perseguição e difamação online.