Quais as tecnologias que estão por trás do metaverso?

Perguntado por: opacheco . Última atualização: 17 de julho de 2023
4 / 5 15 votos

Metaverso é uma espécie de nova camada da realidade que integra os mundos real e virtual. Na prática, é um ambiente virtual imersivo construído por meio de diversas tecnologias, como Realidade Virtual, Realidade Aumentada e hologramas.

O que é metaverso? Metaverso é um universo virtual que busca reproduzir a realidade usando tecnologias como realidade virtual, realidade aumentada e internet. Nesse espaço virtual coletivo, é possível criar um avatar, conversar com pessoas, jogar, comprar itens virtuais, entre muitas outras possibilidades.

Exemplos de metaverso

  • Decentraland. Créditos: Decentraland. O jogo é um dos exemplos mais conhecidos de metaverso. ...
  • Meta Horizons. Créditos: Meta. É o jogo de realidade alternativa da Meta (Facebook). ...
  • Pokemon Go. Créditos: Pokemon Go. ...
  • Fortnite. Show da cantora Ariana Grande no metaverso.

– No metaverso, é possível criar um avatar, conversar com pessoas, jogar, comprar itens virtuais, entre outras possibilidades. As empresas, por sua vez, podem vender itens digitais e fazer anúncios, além de criar versões virtuais de suas lojas e produtos.

Novas tecnologias que estão gerando grandes impactos no mundo

  • Realidade virtual e aumentada;
  • Inteligência artificial;
  • Drones;
  • Internet das Coisas (IoT);
  • Big Data;
  • Impressão 3D;
  • Robótica.

Poderemos interagir com avatares de professores renomados de universidades internacionais sem sair de casa. Poderemos praticar esportes ao lado de avatares de jogadores profissionais. Assim, irá afetar todas as áreas de comunicação humana: reuniões de trabalho, ensino, relações pessoais e muito mais.

Metaverso: Quais são os 7 mundos virtuais mais populares do momento, segundo Insider (parte 1) O termo “metaverso” surgiu pela primeira vez no livro Snow Crash, de Neal Stephenson, publicado em 1992.

A moeda do Metaverso é o SAND e pode ser utilizada de diversas formas no game. Embora seja um jogo, The Sandbox é fortemente baseado na criação e comércio de NFTs, que podem ser criados através da utilização das criptomoedas Metaverso SAND.

Empresas como a Heineken, que recentemente lançou a cerveja Silver primeiro no Metaverso e só depois disponibilizou ao mundo real, onde podemos sentir o sabor. A Gucci criou no Metaverso uma réplica perfeita do seu famoso jardim, oferecendo aos usuários uma experiência imersiva no mundo fashion.

Para que serve o metaverso? Em resumo, o principal objetivo do metaverso é usar a internet para aproximar pessoas. A forma como essa aproximação acontece vem sendo cada vez mais abrangente, com o avanço da tecnologia.

Publicado em 12 de dezembro de 2022 às, 14h57. O agronegócio brasileiro ganhará uma plataforma exclusiva no metaverso a partir de janeiro de 2023.

O uso de equipamentos de acesso metaverso poderá ainda aumentar a frequência de lesões relacionadas ao trabalho4. Os riscos psicológicos também emergem na meta realidade e os possíveis impactos de uma vida conectada para a saúde mental. O metaverso não pode substituir as interações e a vida real.

O Oculus Quest 2 é uma das apostas da Meta para o seu metaverso. O headset pode ser encontrado na loja da Amazon, custando R$3.389,00 a versão de 128 GB.