Quais as vantagens e desvantagens do metaverso?

Perguntado por: isales . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.1 / 5 5 votos

Vantagens e desvantagens do metaverso

  • Ausência de barreiras econômicas;
  • Por ser um conceito ainda a ser explorado, oferece muitas oportunidades;
  • Tende a virar uma febre mundial;
  • Pode ser explorado por meio de diversos tipos de tecnologias;
  • Em tese, pode oferecer fontes de renda estáveis;
  • Entre outras.

É possível fazer compras e até assistir a um filme no cinema nesse universo. O metaverso utilizará ferramentas que já existem, como realidade aumentada, realidade virtual, criptomoedas, redes sociais e outras. Já faz algum tempo que as fronteiras entre virtual e presencial estão sendo derrubadas.

Os impactos negativos do metaverso
A discussão acerca de saúde mental e redes sociais não é nova. Desse modo, com a forte presença dos usuários no ambiente virtual, torna-se pertinente os questionamentos sobre até onde isso pode aumentar casos de depressão, ansiedade ou estresse.

O metaverso tem o potencial de servir como um elo entre os ativos físicos e digitais, e os NFTs desempenham um papel importante na promoção desta função. Um enorme risco é que os usuários possam passar toda a sua vida imersos em mundos virtuais.

O metaverso pode tornar o trabalho virtual menos solitário e com relacionamentos mais naturais”, afirma Álvaro Dias.

Por exemplo, um metaverso pode permitir que pessoas que vivem em diferentes cantos do mundo se encontrem por meio da tecnologia e virtualmente saiam de férias, pratiquem esportes ou trabalhem juntas em projetos.

O metaverso é um grande universo de possibilidades tecnológicas e de estratégias de negócio. É possível englobar uma série de recursos, como inteligência artificial, atendimento omnichannel, Big Data, para enriquecer a vivência dos clientes e os resultados das empresas.

Os personagens digitais que serão criados para viver neste ambiente serão providos de visibilidade e projeção sem controle de seus usuários. Ou seja, poderão perambular pelos mundos digitais, correndo o risco de serem vítimas de sabotagem, extorsão e até mesmo a implementação de malwares.

O uso de equipamentos de acesso metaverso poderá ainda aumentar a frequência de lesões relacionadas ao trabalho4. Os riscos psicológicos também emergem na meta realidade e os possíveis impactos de uma vida conectada para a saúde mental. O metaverso não pode substituir as interações e a vida real.

Náusea, enjoo, cansaço visual e dores de cabeça são os efeitos colaterais mais comuns associados ao uso de aparelhos de realidade virtual.