Como não se atrasar pra escola?

Perguntado por: enovaes . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.8 / 5 6 votos

A seguir, confira dicas da coach Gisele Gengo, da Sociedade Brasileira de Coaching, para facilitar a rotina com os pequenos:

  1. Engaje a criança. saiba mais. ...
  2. Crie objetivos claros. ...
  3. Tudo tem sua hora. ...
  4. Retome a rotina antes das aulas. ...
  5. Antecedência. ...
  6. Atenção ao uniforme. ...
  7. Preparo do lanche. ...
  8. Café da manhã e almoço.

Confira dicas para manter a pontualidade em seus compromissos

  1. 1 – Respeite seu sono. Essa vale principalmente para não burlar os horários no ambiente profissional. ...
  2. 2 – Acorde mais cedo. ...
  3. 3 – Escolha suas roupas com antecedência. ...
  4. 4 – Calcule o tempo.

Vale lembrar que a determinação da carga horária vem do Ministério da Educação. Sônia destaca que a tolerância é de 15 minutos, e de 30 minutos para casos de “exceção da exceção”.

A demora na matrícula, aban- dono ou reprovação estão entre as principais causas do atraso escolar. Não ter a idade esperada para a série causa desvanta- gens aos estudantes, como, por exemplo, afeta a qualidade do aprendizado e compromete a autoestima (HONDA, 2006).

A pontualidade deve ser regra desde a pré-escola. Chegar no horário, ou com uns 15 minutos de antecedência, é importante por várias razões. A principal delas é a contribuição para a formação de um indivíduo capaz de respeitar normas e regras e conviver de forma adequada em sociedade.

Na prática a CLT garante que o trabalhador possui um limite máximo de 10 minutos diários de tolerância em caso de atraso, 5 minutos no início do expediente e 5 minutos durante as pausas ou ao final do mesmo. Se esse valor diário for ultrapassado, a empresa tem o direito de descontar todo o tempo excedido.

De acordo com a Lei 9870/1999, que aborda o valor das anuidades escolares, um colégio não pode proibir o estudante de entrar em sala de aula por causa da inadimplência. Também não é permitido reter materiais do aluno em virtude do atraso nos pagamentos.

O que a escola não pode fazer é promover qualquer tipo de constrangimento ou violência psicológica, como impedir o estudante de frequentar as aulas e atividades durante o período letivo, muito menos proibir que o aluno realize provas.

Quanto a frequência a LDBEN é bem clara, a reprovação ocorre quando o aluno ultrapassar os 25% de faltas das 800horas / aula dadas no ano letivo.

Faltar muito às aulas compromete o desenvolvimento progressivo das aprendizagens. Uma criança que falta à aula perde a oportunidade de interação com os próprios colegas, interação essa importantíssima para a aprendizagem e perde, principalmente, a sequência dos conteúdos.

Como superar a defasagem? Veja 6 ideias para utilizar em sua rede

  1. Turmas inclusivas, sem estratificação. ...
  2. Grupos de interesse na sala de aula + metodologias ativas. ...
  3. Reforço pedagógico. ...
  4. Continuum curricular. ...
  5. Aprendizagem personalizada. ...
  6. Contato recorrente com os responsáveis.

Quando o aluno chega atrasado, seja por qual for o motivo, a instituição não deve enviá-lo de volta para a casa e sim deixá-lo esperando até que a próxima aula comece, se o limite de atraso já tiver sido ultrapassado.

Desorganização: assim como a fadiga, a falta de organização pode influenciar no atraso. Já que a pessoa pode perder tempo tentando encontrar as chaves, carteira ou outros objetos que deveriam ser de fácil acesso, minutos antes de partir para o seu compromisso, por exemplo.

Ser pontual agrega valor à imagem profissional do indivíduo e demonstra comprometimento com suas responsabilidades. Além disso, esse comportamento indica que o colaborador tem capacidade de entregar o que foi determinado, que respeita seus colegas e que valoriza seu trabalho.

Assim, se o trabalhador esteve ausente por um dia, o DP deve descontar 1/6 do valor do DSR da remuneração. Se esteve ausente por dois dias, o desconto deve ser de 2/6 e por aí vai.

Caso ele falte em mais de 15 dias do mesmo mês, perde o direito ao valor correspondente a esse mês no 13º salário. As férias também são afetadas pelas faltas injustificadas, de acordo com o artigo 130 da CLT. Quando há menos de 5 faltas injustificadas, o empregado tem direito a 30 dias de férias.