Como moer espinha de peixe?

Perguntado por: aribeiro . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.5 / 5 9 votos

- Para triturar bem a espinha do peixe, passe até três vezes a carne no moedor (no liquidificador a trituração é mais eficiente, uma vez basta). - Pode-se fazer este bolinho até com sardinha; a dica é cozinhá-la antes numa panela de pressão (para desmanchar melhor as espinhas).

Acredita-se que tomar alguma bebida ácida, como água com vinagre ou refrigerante, pode ajudar a amolecer as espinhas de peixe muito finas. Assim, ao tornar as espinhas mais moles, conseguem ser engolidas mais facilmente ou, até mesmo, serem dissolvidas.

Abra o peixe do lado oposto da barriga, passando a lâmina de ponta a ponta até que as espinhas e os ossos sejam separados. O mesmo procedimento deverá ser feito com a outra parte do peixe, da cabeça até o rabo”, explica o instrutor, Francisco Ferreira de Souza.

A espinha de peixe pode perfurar o esôfago se não diagnosticada e removida com certa urgência. Quando ocorre a perfuração, o paciente pode ter falta de ar, dor torácica e febre. A remoção é realizada por via endoscópica. A conduta cirúrgica é necessária em menos de 1% dos casos.

“Felizmente, o que mais ocorre é a passagem da espinha arranhando a garganta, e depois passando pelo esôfago e pelo estômago, sendo eliminada sem maiores problemas”, afirma a médica. “Mas o arranhado pode incomodar durante muitos dias, o que leva o paciente a procurar o médico”, completa.

Deixe cozinhar por 40 minutos sem mexer (os espinhos irão ficar moles, igual a sardinha em lata).

É amplamente utilizado na melhoria de processos, na resolução de problemas e na identificação de oportunidades de melhoria. Ele é representado por uma espinha de peixe, na qual as ramificações correspondem às diferentes categorias de possíveis causas do problema ou efeito.

Quanto mais comprido e estreito, como o dourado de rio ou a sardinha, mais espinhos tem. Pouca gente sabe que o salmão, peixe comprido e estreito, tem muitas espinhas. Acontece que elas são todas removidas antes do filé ser vendido. Peixes mais curtos e altos, como a tilápia e o linguado, tendem a ter menos espinho.

5 dicas de como tirar uma espinha interna

  1. Não esprema. Embora seja tentador espremer uma espinha interna, isso piora a inflamação e até leva à formação de cicatrizes. ...
  2. Aplique compressas mornas. ...
  3. Use produtos com ácido salicílico. ...
  4. Faça compressas frias se houver muita inflamação e inchaço. ...
  5. Consulte um dermatologista.

Os filés são os cortes que menos possuem, já os tipos de peixe que possuem sabor mais leve e não possuem espinhas são: cação, salmão, tilápia e panga.

Dependendo do porte e anatomia do animal não é possível extraí-las totalmente, assim fique atento, pois em alguns casos é possível detectar as espinhas pelo tato quando estiver temperando o filé. Nos lombos mais altos as espinhas não são encontradas, como é o caso do pintado, filhote, pescada amarela, e vários outros.

“As espinhas de peixe são um tipo de corpo estranho pontiagudo capaz de perfurar o céu da boca, a garganta (faringe), o esôfago e até outros órgãos. Elas são muito finas e podem passar despercebidas na mastigação.

Espinha se refere, principalmente, à coluna vertebral, ao esqueleto dos peixes e a erupções cutâneas.

“Se você engolir espinha de peixe, osso ou outro objeto, não deve ingerir nada após o acidente. Assim, não se deve comer pão e farinha, nem beber grandes quantidades de líquidos, como é orientado popularmente, pois isso pode agravar o problema. O ideal é procurar um médico para avaliar o caso”, sugere o especialista.

Causas do nó na garganta
A sensação pode envolver maior tensão muscular na garganta ou logo abaixo dela, ou pode ser também decorrente de refluxo gastroesofágico. A sensação às vezes aparece quando as pessoas vivenciam certas emoções, como tristeza ou orgulho, mas é geralmente independente de tais sentimentos.