O que não podemos fazer em caso de engasgo?

Perguntado por: nxavier . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.6 / 5 6 votos

Se conseguir, é sinal de que a garganta não está totalmente bloqueada. A tosse costuma ajudar a soltar o objeto do engasgo. Mas se a vítima seguir entalada, é hora de agir. Comece acionando um serviço de emergência – você pode ligar para o 192 (Samu) ou para o 193 (Corpo de Bombeiros).

“No caso de engasgo, a agilidade no socorro é fundamental. A primeira medida a ser tomada é tentar fazer a pessoa tossir para expelir o objeto ou alimento preso na garganta. Caso isso não seja eficaz ou o indivíduo apresente sinais de sufocamento, é de extrema importância acionar ajuda do Samu ou Bombeiros.

Como agir em caso de engasgo por corpo estranho:
Uma das mãos permanece fechada sobre a chamada “boca do estômago” (região epigástrica). A outra mão comprime a primeira, ao mesmo tempo em que empurra a “boca do estômago” para dentro e para cima, como se quisesse levantar a vítima do chão.

Com a outra mão a segurar o punho pressiona-se o punho em direção ao diafragma – ou seja, para dentro e para cima. Este gesto comprime os pulmões e exerce pressão em qualquer alimento (ou outro objeto) que esteja preso na traqueia ou na faringe. No fundo, causa uma tosse artificial na pessoa que está a engasgar-se.

Engasgo com aspiração
Se ocorrer aspiração de alimentos, líquidos ou objetos estranhos para os pulmões durante o episódio de engasgo, pode ser necessária uma avaliação médica para evitar complicações pulmonares.

O tratamento depende da gravidade da aspiração. Pode ser preciso retirar o objeto ou objetos aspirados usando uma câmera flexível para examinar a traqueia. Se ocorrer pneumonia, pode-se administrar antibióticos.

Dar palmadas nas costas da pessoa para que ela se desengasgue é um MITO! Isso não é o procedimento correto para o desengasgo e não estará ajudando em nada. O primeiro passo após perceber um engasgo, é pedir para ela tossir com força.

Há dois tipos de derrame, o isquêmico e o hemorrágico.

- Deixar a pessoa tossir com força, que é o melhor recurso para a eliminação do corpo estranho. A presença de tosse, choro ou fala é um sinal de que não houve asfixia.

Segundo ela, “para pessoas adultas, costumamos fazer a manobra de Heimlich. Colocar a mão em punho sobre o estômago e com força dar um golpe de baixo para cima. A força desse movimento possibilita que o paciente consiga expelir esse corpo estranho que está em via aérea”, disse.

Beber água não costuma resolver o problema
Às vezes, a proteção não funciona e a comida passa para o esôfago, localizado logo atrás da traqueia. De acordo com o profissional, dar tapas nas costas pode ajudar, pois estimula que o material que caiu no sistema respiratório seja expelido.

A manobra de Heimlich (tração abdominal) é um procedimento rápido de primeiros socorros para tratar asfixia por obstrução das vias respiratórias superiores por corpo estranho, tipicamente alimentos ou brinquedos.

O engasgo é uma manifestação do corpo que objetiva desobstruir a laringe. Tosse, dificuldade para respirar e para falar e respiração ruidosa são alguns sinais de engasgo. O engasgo é uma situação perigosa que pode levar um indivíduo à morte caso não seja socorrido adequadamente.

Resíduos de comida presos nos pulmões podem causar pneumonia ou bronquite, chiado no peito ou fazer com que o órgão murche. Uma infecção leva dias para aparecer, mas, se houver suspeitas, o médico deve examinar a pessoa ou pedir alguma radiografia ou exame mais complexo.

Quando há falhas no funcionamento da epiglote, os alimentos e líquidos podem acabar chegando ao pulmão, bloqueando a passagem do ar, o que causa asfixia e pode levar à morte dependendo da gravidade do engasgo.

O engasgo se dá quando a epiglote, por qualquer motivo, falha em executar corretamente seu papel e o alimento ou o líquido é extraviado pela laringe impedindo o ar de chegar até os pulmões. O engasgo fortuito pode acontecer a qualquer pessoa e geralmente é um incômodo que só dura alguns segundos ou uns poucos minutos.