O que fazer para estourar espinha?

Perguntado por: adavila . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.7 / 5 11 votos

Faça uma compressa de algodão com água quente e deixe sobre a espinha por alguns minutos. Esse método ajuda a espinha a sair de forma natural. Repita várias vezes até que ela desapareça por completo.

Primeiramente, esse hábito não só não melhora o problema, como pode aumentar a chance de infecções e piorar o quadro. As mãos contém bactérias e isso faz com que as lesões de acne fiquem ainda mais inflamadas e infeccionem, aumentando a chance de manchar a pele.

Como há sebo e bactérias na superfície da pele, quando a espinha é espremida aumentam as chances de infecção. As espinhas são inflamações na pele. Ao estourá-las, você força o pus a sair, deixando a pele machucada, com uma ferida aberta.

“As espinhas inflamadas são tratadas com ácido e em alguns momentos também podem ser utilizados antibióticos em formatos de pomada, tópicos ou até antibióticos via oral também.

Quando aplicamos cubos ou bolsas de gelo nas espinhas, ajudam a fechar os poros para que bactérias não obstruem, além de ajudar a reduzir o tamanho da acne e entorpecer muito a dor. Se estiver altamente inflamado, aplicar gelo ajudará a diminuir muito a inflamação e a vermelhidão.

Melhor maneira de estourar espinha
Após estourar a espinha com agulha, impregne a mesma gaze em álcool e esfregue a área (e arredores), para limpá-la perfeitamente. Em seguida, pressione a pele com a gaze até ver uma gota de sangue e não restar qualquer outra de pus.

Eu diria que uma espinha pode durar de dois a dez dias”, revelou. Para secar uma espinha interna, primeiro precisamos desobstruir o orifício de saída do complexo pilosebáceo.

Pode acontecer também de você aprofundar ainda mais essa inflamação, aumentando o risco de hiperpigmentação pós-inflamatória (que são as manchinhas) e da formação de cicatrizes de acne", explica Dra.

A glândula sebácea pode se romper, por causa do acúmulo de sebo e outras substâncias – muito comum na acne - e isso pode originar um cisto epidérmico.

Acne é uma doença de pele que ocorre quando as glândulas secretoras de óleo (glândulas sebáceas) tornam-se inflamadas ou infectadas, provocando cravos, espinhas, cistos, caroços e cicatrizes. A acne aparece na puberdade induzida pelo início da produção de hormônios femininos (estrógenos) e masculinos (andrógenos).

Aposte em ativos antioleosidade e antiacne
Produtos que contém ativos como Ácido Salicílico, Ácido Mandélico, Niacinamida, entre outros, são conhecidos por ajudar a secar as espinhas rapidamente.