Como melhorar a memoria?

Perguntado por: . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.5 / 5 16 votos

Conheça 7 dicas que ajudam nesse processo.

  1. Evite muitas tarefas ao mesmo tempo.
  2. Mantenha sua saúde em dia.
  3. Enriqueça seu cardápio.
  4. Tenha boa qualidade de sono.
  5. Pratique atividades físicas.
  6. Exercite seu cérebro.
  7. Descanse.

Ter uma alimentação balanceada e saudável é o único meio comprovado para manter o cérebro ativo e melhorar a nossa memória. Alimentos como feijão, brócolis, salmão, ovos, tomate e até o chocolate, fortalecem os neurônios, melhoram o raciocínio, ativam a memória e podem também prevenir o Alzheimer.

Esses são alguns dos nutrientes e vitaminas benéficos para memória e concentração:

  1. Colina. Parte do chamado complexo B de vitaminas, a colina é um nutriente essencial para todo o corpo. ...
  2. Magnésio. ...
  3. Vitamina B1. ...
  4. Zinco. ...
  5. Ômega 3. ...
  6. Luteína. ...
  7. Vitamina B6. ...
  8. Cafeína.

Nos últimos anos, pesquisadores têm sido enfáticos: a demência está intimamente ligada a deficiência de vitamina B12.

A depressão e ansiedade são causas importantes de memória fraca em pessoas mais jovens. Além disso, estudos mostram que situações de estresse crônico podem levar à liberação excessiva de cortisol e isso prejudica a memória de curto prazo.

Dicas para exercitar a memória

  1. Ative sua memória.
  2. Dê atenção aos detalhes.
  3. Associe informações com imagens.
  4. Faça cálculos mentais.
  5. Invista em jogos de memorização.
  6. Leia e repita as citações.
  7. Procure lembrar os detalhes do dia.

5 exercícios de memória que vão te ajudar a fixar informações

  1. Memorize cenas. No seu dia a dia, quando se deparar com um quadro, uma fotografia ou uma vitrine, reserve 30 segundos para memorizá-los. ...
  2. Faça cálculos mentais simples. ...
  3. Relembre o seu dia. ...
  4. Memorize citações. ...
  5. Faça jogos de concentração.

vitamina B-12

A vitamina B-12, ou cobalamina, é essencial para a formação de glóbulos vermelhos e do DNA, mas também apoia o sistema nervoso, o desenvolvimento e as funções cerebrais.

REMÉDIOS CASEIROS E DICAS PARA FORTALECER A MEMÓRIA E A CONCENTRAÇÃO

  • Coenzima Q10. A suplementação com a coenzima Q10 pode ajudar a melhorar a função cognitiva e a memória, tanto em indivíduos saudáveis quanto em pacientes com doenças neurodegenerativas. ...
  • Cúrcuma. ...
  • Vitamina B12. ...
  • Ômega 3. ...
  • Chá verde.

As vitaminas B, como a tiamina e niacina, ajudam a metabolizar nutrientes para o cérebro e obter energia. Outras, como as vitaminas B12 e o folato, podem ajudar a proteger contra a demência por meio da degradação da homocisteína, uma substância nociva que pode levar à doença de Alzheimer.

Para a manutenção dos níveis de vitamina B12 no organismo, a ingestão diária por pessoas adultas deve ser de, pelo menos, 2,4mcg por dia, caso o consumo seja por meio da alimentação. Para quem a consome através da suplementação, a quantidade ideal aumenta para 5mcg diários.

Deve-se ressaltar também que não adianta tomar a vitamina por conta própria, como medida de prevenção, uma vez que nosso estudo só constatou a eficiência da B12 para a normalização de processos inflamatórios alterados pela doença”, destaca o pesquisador.

Mas, às vezes, esses esquecimentos frequentes podem ser sinal de um nível mais grave de estresse, ou então de depressão, e até mesmo de alguma doença neurológica. A memória é o armazenamento de informações e fatos obtidos por meio de experiências vividas ou até mesmo ouvidas.

Sintomas gerais de demência

  • Perda de memória. É um dos motivos mais comuns para que as pessoas, especialmente mais idosas, procurem um médico. ...
  • Problemas em usar a linguagem.
  • Mudanças na personalidade.
  • Desorientação.
  • Problemas ao fazer tarefas diárias habituais.
  • Comportamento perturbador ou inapropriado.

Esquecimentos pontuais, dificuldade para lembrar uma palavra e demora ao contar uma história podem ser sinais comuns de estresse ou mesmo falta de atenção. Porém, são também alguns dos sintomas iniciais do mal de Alzheimer, doença que pode começar a se manifestar muitos anos antes do diagnóstico.

10 melhores exercícios para o cérebro
Sudoku – exercita o raciocínio lógico e a concentração. Jogos de Tabuleiro – estimulam a estratégia, o raciocínio lógico e a concentração. Aprendizagem de novas palavras – estimula o vocabulário e a memória. Leitura – estimula a concentração, a compreensão e a memória.