Como melhorar a cognição em idosos?

Perguntado por: aveloso . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.4 / 5 18 votos

A prática de jogos contribui muito para o funcionamento da memória. O quebra-cabeça, o dominó e o caça-palavras são ótimas formas de entretenimento e estímulo mental. Ou seja, incentivar o idoso a jogar ajuda muito no processo de estimulação cognitiva na recuperação da Covid-19, tendo contraído o vírus, ou não.

Viver novidades e encontrar novas formas de desafiar a si próprio.

  1. Dormir bem. ...
  2. Beber café ...
  3. Praticar atividades físicas. ...
  4. Consumir fontes de ômega-3 na alimentação. ...
  5. Viver novidades e encontrar novas formas de desafiar a si próprio.

Dançar, brincar, ler, ver filmes, entre outras atividades, são formas de estimular e melhorar a cognição. Isso ocorre porque quando as capacidades cerebrais são impulsionadas, o raciocínio, a abstração, a imaginação e a linguagem podem ser aperfeiçoadas.

As condições mentais que mais afetam a terceira idade são a depressão, transtornos de ansiedade (pânico e transtorno de ansiedade generalizada), bipolaridade, esquizofrenia e demência – sendo que o principal tipo é a Doença de Alzheimer, seguida pela Demência Vascular.

De forma geral, o processo de reabilitação cognitiva envolve os passos que mostraremos a seguir.

  1. Avaliação neurológica. ...
  2. Investigação complementar. ...
  3. Diagnóstico e plano terapêutico. ...
  4. Execução do plano de reabilitação. ...
  5. Acompanhamento neurológico.

Alongamento para idosos e outras atividades como caminhada, yoga, musculação ou pilates podem ser atividades muito eficientes para minimizar os efeitos do envelhecimento.

Caminhar, andar de bicicleta, subir escadas, na rua ou em academia, trazem benefícios. Conheça, abaixo, dois exercícios que melhoram o equilíbrio e podem ser feitos em casa: De pé, equilibre-se sobre o pé esquerdo e, lentamente, tire o direito do chão. Flexione levemente o joelho esquerdo.

Vitamina D

Vitamina D
Ela também pode contribuir para que você se mantenha mais bem disposto, pois ajuda as células do cérebro a produzirem neurotransmissores que regulam o humor, como a dopamina e a serotonina. Principais fontes de vitamina D: truta, salmão, vísceras como fígado, leite, cereais fortificados e ovos.

Vitamina B1

Vitamina B1
Se você quer seus neurônios trabalhando a todo vapor, com plena capacidade de raciocínio, memória e concentração, consuma alimentos ricos em vitamina B1, como: Cereais integrais. Leguminosas.

VITAMINAS DO COMPLEXO B

VITAMINAS DO COMPLEXO B
As vitaminas do complexo B possuem múltiplas funções e benefícios para a saúde. Elas promovem o funcionamento adequado do sistema nervoso e do metabolismo energético, melhorando a memória, a concentração e reduzindo o cansaço e a fadiga.

O mini-cog é um teste de funções cognitivas que leva apenas cerca de três minutos para ser aplicado. O teste é dividido em três partes e funciona da seguinte maneira: o aplicador deve falar o nome de três objetos e pedir para que a pessoa testada repita essas palavras.

Habilidades cognitivas: 8 atividades que ajudam a desenvolver

  • Jogo da memória desenvolve as habilidades cognitivas. ...
  • Dançar também é estimulante. ...
  • Atividades ao ar livre. ...
  • Esportes em grupo são ótimos. ...
  • Xadrez é um clássico dessa área. ...
  • A leitura e as habilidades cognitivas. ...
  • Botar a mão na massa. ...
  • Aplicativos de “quebra-cabeça”

Para isso acontecer, é necessário um conjunto de capacidades mentais desenvolvidas ao longo dos anos, como memória, atenção, linguagem, criatividade e planejamento. Elas recebem o nome de habilidades cognitivas.