Como legalizar um sorteio?

Perguntado por: acosta . Última atualização: 12 de julho de 2023
4.5 / 5 12 votos

Os pedidos de autorização para Promoção Comercial deverão ser realizados por meio do Sistema de Controle de Promoção Comercial (SCPC), no seguinte link: www.scpc.sefel.fazenda.gov.br , e caso persistam dúvidas, existe a Central de Atendimento Telefônico 0800-978 2332.

Logo, como fazer um sorteio legal? O primeiro passo é pedir autorização para esse tipo de premiação. É preciso solicitá-la por meio do Sistema de Controle de Promoção Comercial, chamado de SCPC, por meio deste link.

Caso não tenha autorização é considerada contravenção penal envolvendo jogo de azar, sendo assim é proibida a prática ilegal de rifas e sorteios, inclusive por meios de redes sociais. Se tem autorização, e for regulamentada deixa de ser considerado exploração de jogos de azar, e não se enquadra como contravenção Penal.

Para dar entrada em qualquer pedido de autorização para sorteios para um órgão é necessário que você tenha em mãos os documentos listados de acordo com a modalidade e sorteio. Estes documentos são exigidos pelo Ministério da Economia para evitar fraudes, estelionatos e afins.

Assim, a pessoa jurídica que irá realizar o sorteio, deverá fazer a solicitação diretamente no site do Ministério da Fazenda, vide link https://scpc.seae.fazenda.gov.br/scpc/login.jsf , haja vista a competência da Secretaria de Acompanhamento Fiscal, Energia e Loteria – SEFEL/MF, sucessora da Secretaria de ...

Resumindo: Sorteios são uma modalidade de distribuição de prêmios permitida por lei, que pode ser realizada por empresas ou instituições filantrópicas. Para realizar um sorteio conforme a lei, é necessário que a pessoa responsável seja uma empresa com CNPJ ativo e sem pendências tributárias.

A Caixa é a responsável pela autorização e pela fiscalização das ações com distribuição gratuita de prêmios a título de propaganda, bem como daquelas que envolvam os sorteios filantrópicos.

Distinção entre rifa e sorteio como jogo de azar
Há muita confusão entre rifa e sorteio como jogo de azar. Mas o que diferencia a rifa do sorteio como jogo de azar é a motivação e o objetivo. A motivação da rifa é beneficente e seu objetivo não lucrativo.

E, se quiser, você ainda pode impulsionar a postagem de realização do sorteio como um anúncio. Você vai conseguir atingir mais pessoas que podem se interessar na página da sua marca, conquistando um pouco mais de engajamento, além de possivelmente novos seguidores e clientes.

Para obter a autorização, é preciso enviar um pedido ao Sistema de Controle de Promoção Comercial (SCPC), de 40 a 120 dias antes da promoção. Segundo a legislação, a autorização somente é concedida à pessoa jurídica que exerça atividade comercial, industrial ou de compra e venda de bens imóveis.

Como fazer rifa pela Loteria Federal? – Passo a passo

  1. Autorização legal.
  2. Prepare as regras da rifa.
  3. Divulgue a rifa pessoalmente ou nas redes sociais.
  4. Venda os bilhetes.
  5. Associe os números ao resultado da loteria federal.
  6. Faça o sorteio da sua rifa.
  7. Faça o anúncio do vencedor.

O Instagram informou ao portal g1 que “a divulgação de promoção na plataforma ocorre “por conta e risco” do usuário, com isenção de responsabilidade da rede social”. Segundo o Instagram, se alguém usa o aplicativo para comunicar ou administrar uma promoção, ela é a “responsável pela operação lícita da promoção”.

totalmente. Pode sim continuar fazendo a postagem oficial do seu sorteio. numa. imagem uma imagem estática não o vídeo tá porque o que que eu recomendo.

Para realizar sorteios, é preciso pedir uma autorização para o Governo Federal a qual pode ser solicitada através do site da Secretaria de Avaliação de Políticas Públicas, Planejamento, Energia e Loteria – SECAP. Será cobrada uma taxa que pode variar conforme o valor do prêmio.