Como iniciar uma carta exemplos?

Perguntado por: arodrigues . Última atualização: 2 de julho de 2023
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A breve saudação pode iniciar com o nome da pessoa: “Caro Sr. Daniel”, “Prezado Thiago,” ou “Sra. Ana,”, são todos exemplos apropriados. Começar com o nome do contratante ajuda a incentivá-lo a pensar em você como alguém com proximidade, com quem gostaria de trabalhar.

Estrutura da carta pessoal

  1. Cabeçalho: local (geralmente cidade) e data (dia, mês e ano).
  2. Saudação: cumprimento ao destinatário, seguido de vírgula.
  3. Texto: o assunto da carta. ...
  4. Despedida: usa-se expressões como “Com carinho”, “Atenciosamente”, “Abraços”, seguido de vírgula.
  5. Assinatura.

Como escrever uma carta?

  1. Ter definido o seu destinatário (interlocutor). Isso é importante para que se saiba o tipo de linguagem e, consequentemente, o tipo de carta a serem utilizados.
  2. Definir o assunto. ...
  3. Escrever o texto dentro dos parâmetros estruturais estabelecidos na carta (data, vocativo, assunto e despedida).

Se quiser, você pode colocar uma saudação antes do nome do destinatário, como “Querida”, “Meu amor” ou só um “Olá”. Se você estiver escrevendo uma carta aberta e não souber o nome da pessoa que vai lê-la, comece com algo genérico, como “A quem possa interessar” ou “Para quem estiver lendo”.

Vocativo: trata-se do chamamento da autoridade, geralmente acompanhado de seu cargo. Por exemplo, “Prezado diretor”, “Excelentíssimo Senhor prefeito” etc. Introdução: aqui, o remetente deve fazer uma breve apresentação de si mesmo ao seu emissor.

Aprenda como fazer uma carta argumentativa
A estrutura da carta argumentativa deve conter cabeçalho, vocativo (saudação inicial), corpo do texto (apresentação e desenvolvimento), despedida e assinatura. É apenas a indicação do local e da data em que a carta é redigida.

Estrutura de uma carta argumentativa
Saudação: a saudação é a forma de cumprimentar o destinatário e deve ser adequada ao contexto. É comum utilizar expressões como "Prezado(a) [nome do destinatário]". Introdução: a introdução é a parte em que o autor apresenta o tema e a tese que será defendida na carta.

Data; Destinatário (para quem é remetida a carta); Corpo do texto; Saudação e assinatura.

Uma carta formal é semelhante a uma carta comercial estilo bloco, exceto pelo fato de ser endereçada a alguém que você já conheça. As cartas formais podem ser enviadas por fax ou anexadas a e-mails, mas geralmente são entregues pelo correio em envelopes selados.

Prezado [vocativo], Use o primeiro parágrafo da carta para dizer qual é o assunto que será tratado ao longo do texto. Além disso, apresente-se ao interlocutor e mencione o nome dele ao menos uma vez. No segundo parágrafo, argumente sobre os seus pontos de vista acerca do tema abordado.

Para iniciar uma carta, pode-se utilizar expressões como “Prezado(a)”, “Caro(a)”, “Estimado(a)” seguido do nome do destinatário. A forma correta de cumprimentar o destinatário pode variar dependendo do grau de formalidade da situação, mas é importante sempre ser educado e respeitoso.