Como identificar aposto exemplos?

Perguntado por: ixavier . Última atualização: 17 de julho de 2023
4 / 5 17 votos

O aposto é uma palavra ou expressão que explica ou especifica outro termo da oração. Geralmente, a pausa entre um termo e outro vem separado dos demais termos da oração por vírgula, dois pontos ou travessão. Exemplos de aposto: Maria, irmã de Bernadete, vendeu todos seus bordados.

Aposto é um termo que se junta a outro de valor substantivo ou pronominal para explicá-lo ou especificá-lo melhor. Vem separado dos demais termos da oração por vírgula, dois-pontos ou travessão. Por Exemplo: Ontem, segunda-feira, passei o dia com dor de cabeça.

Tipos de Aposto. O aposto classifica-se em: enumerativo, explicativo, resumitivo, especificativo, distributivo, comparativo, aposto de oração. Explica ou esclarece o substantivo referido.

Aposto: 7 tipos que você precisa conhecer

  • 1 – Aposto resumidor ou recapitulativo. Resume uma sequência de termos, usando os pronomes indefinidos “tudo”, “nada”, “nenhum”. ...
  • 2 – Aposto enumerativo. ...
  • 3 – Aposto explicativo. ...
  • 4 – Aposto distributivo. ...
  • 5 – Aposto especificativo. ...
  • 6 – Aposto oracional. ...
  • 7Aposto comparativo.

O vocativo é um elemento isolado da oração e, portanto, independente, servindo para chamar a atenção do interlocutor. O aposto, por sua vez, é um termo ligado a outro elemento da oração e serve para explicar, determinar ou especificar o elemento ao qual está ligado.

O vocativo pode ser formado por: Substantivo, por exemplo: Laís, faça o trabalho de casa. Adjuntos adnominais, por exemplo: Força, meu amor, nós conseguiremos. Pronome pessoal do caso reto, por exemplo: Atenção, você, diminua a velocidade.

O aposto é um termo acessório da oração. Ele pode ser explicativo, enumerativo, recapitulativo, comparativo, distributivo, circunstancial, de especificação ou da oração. O aposto deve ser identificado em uma oração.

O aposto é um termo usado para explicar, resumir ou comentar um termo anterior. Para isso, o aposto pode aparecer entre vírgulas, isolando o termo do restante da oração. Observe: “Fubá, o meu gato, dorme o dia inteiro.”

Aposto estabelece relação sintática com outro termo da oração. Exemplo: Aquela menina, Helena, ainda não almoçou. Vocativo não estabelece relação sintática com outro termo da oração. É um termo independente.

Observe a frase a seguir: Manoel, português casado com minha prima, é um ótimo engenheiro. Veja que o trecho “português casado com minha prima” está explicando quem é o sujeito da oração “Manoel”. Esse trecho é o aposto da oração.

Nessa oração, “Pedro” é o sujeito. “Meu irmão” é o aposto desse sujeito, pois esclarece o conteúdo do termo a que se refere. Sintaticamente, meu irmão, ou em outras palavras, o aposto, equivale ao termo com que se relaciona. Se eliminarmos “Pedro”, “meu irmão” passa a sujeito da oração: Meu irmão foi eleito deputado.

É o termo da oração que se associa a outro termo para especificá-lo ou explicá-lo. O aposto tem caráter nominal, ou seja, é representado por nomes e não por verbos ou advérbios. Seu emprego é tido como acessório na oração porque o enunciado sobrevive sem a informação veiculada através do aposto.

Significado de Aposto
Etimologia (origem da palavra aposto). Forma derivada do verbo apor. adjetivo Que se apôs; que se juntou ou foi acrescentado a; justaposto: comentário aposto ao texto. Que se prendeu ou foi preso por corda, corrente, trela; atrelado.

Como separar o aposto? O aposto, normalmente, é separado, por vírgulas, da palavra ou expressão a que se refere. Isso ocorre nos seguintes tipos: explicativo, comparativo, circunstancial, e da oração. Em alguns casos, o aposto deve ser separado por vírgulas.