Como funciona uma caixa de som amplificada?

Perguntado por: desteves5 . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.5 / 5 6 votos

Como a caixa de som amplificada funciona? É simples: a caixa acústica - a caixa de som - utiliza os seus alto-falantes para reproduzir o som e o amplificador tem a função de aumentar o volume deste áudio. Ou seja, a caixa reproduz o som e o amplificador aumenta a potência do volume.

As Caixas ativas possui um amplificador de potência integrado, que requer apenas uma fonte de alimentação (ou bateria) para operar, enquanto as caixas passivas exigem um amplificador de potência externo para operar. Em resumo, você precisa de um amplificador para caixas passivas, e não ativas.

Sua estrutura conta com uma bobina que é alimentada pelo sinal elétrico, a qual faz com que ela se aproxime e se afaste de um ímã. Dessa forma, o ar é movimentado, que por sua vez fará o cone que compõe o alto-falante vibrar, esta gerará, por fim, o som que escutamos.

No geral, é interessante escolher aquelas com som estéreo e potência mínima de 5W RMS. As caixas de som costumam ter entre 3 a 25W RMS de potência. Este valor indica o quanto você consegue aumentar o som sem haver perda de qualidade, como distorção ou ruídos.

Geralmente, basta ir em configurações e logo você verá as opções em áudio e vídeo. Escolha a sessão de som e mude de “alto-falante interno da tv” para “bluetooth”. Na sequência, uma lista de aparelhos disponíveis para serem emparelhados aparecerão na tela.

O que é uma caixa de som amplificada? A caixa de som amplificada é um aparelho com maior potência e qualidade do som sem a necessidade do uso de itens adicionais para isso. Ela une uma caixa de som e um amplificador em um mesmo aparelho, sendo bastante eficiente e útil em diversas situações.

Como saber se o volume alto danificou as caixas de som? O primeiro indício é o som perder nitidez (ficar com ruído) quanto mais alto; isso vale para aparelhos de som tradicionais, caixas de som de computador, alto-falantes do notebook ou celular, caixa Bluetooth, Soundbar ou fone de ouvido.

Caixa de Som Portátil: o que você precisa saber antes de comprar...

  1. Frequência. As variações das frequências, faixas mínima e máxima, fazem uma grande diferença na acústica da sua caixinha. ...
  2. Potência RMS (Root Mean Square) ...
  3. Sensibilidade. ...
  4. Autonomia de reprodução. ...
  5. Resistência a água. ...
  6. Conectividade. ...
  7. Tamanho e designer.

Os amplificadores de som são equipamentos construídos para receber um sinal elétrico de pequena amplitude em sua entrada e amplificá-los em tensão e potência, para poder acionar na sua saída um alto-falante, ou seja, uma carga de baixa impedância (normalmente na ordem de 4 a 8 Ohms).

A diferença entre o tamanho do tímpano (bem maior) e da janela oval (bem menor), faz a pressão do som se concentrar na janela oval, o que consegue potencializar ainda mais a amplificação sonora. O grau de amplificação depende da frequência do som, ou seja, se ele é mais grave ou mais agudo.

Para eventos em espaços pequenos e fechados, uma caixa de som com potência de 50 a 100 W deve ser suficiente. Eventos de médio porte devem se dar bem com aparelhos de 100 a 200 W. No caso de festas maiores e ao ar livre, uma caixa de som com no mínimo 200W é o recomendável.

Em aparelhos de áudio, essa potência é dada em Watts RMS, que representam a potência média que o aparelho pode apresentar com baixo nível de distorção harmônica, em explicação simples. Normalmente, caixas de som seguem certos padrões de potência média, indo de 3 a 40 W RMS.

O preço médio de caixa amplificada depende do que o produto oferece. Em média, um usuário conseguirá achar caixa amplificada por valores entre R$ 160,55 e R$ 2.022,71.

Apesar de já terem uma qualidade de som satisfatória, a maioria das Smart TVs atuais permitem a qualquer pessoa conectar caixas de som externas, seja por cabos ou Bluetooth.