Como funciona o enem?

Perguntado por: . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.6 / 5 20 votos

A prova do Enem funciona assim: os estudantes produzem uma redação e respondem questões objetivas de disciplinas do ensino médio. Com as notas do exame educacional, os participantes podem entrar no ensino superior. Todos os anos, desde 1998, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é realizado em todo o Brasil.

Você pode usar a sua nota do Enem para conseguir uma bolsa integral ou parcial do Programa Universidade Para Todos – Prouni, o Sistema de Seleção Unificada – Sisu, bem como conseguir o Financiamento Estudantil – Fies.

O Enem não é uma prova obrigatória. Mas, quem deseja estudar em uma universidade particular com uma bolsa de estudo do Programa Universidade para Todos (Prouni), financiar o curso pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) devem realizar o Enem.

450 pontos

Para se inscrever são aceitas as notas de qualquer edição do Exame a partir de 2010, desde que o candidato tenha atingido um mínimo de 450 pontos na média geral das provas e nota maior que zero na redação. Com uma pontuação próxima ao mínimo exigido é possível conseguir uma vaga nos cursos menos procurados.

Enem >> Cálculo da Nota

MínimoMáximo
Ciências Humanas e suas tecnologias295,6874,9
Ciências da Natureza e suas tecnologias303,1864,9
Linguagens e códigos e suas tecnologias295,2817,9
Matemática e suas tecnologias277,2955,2

Os perfis de alunos que podem realizar o Enem de graça são três.

Quem fez todo o ensino médio em escola pública ou como bolsista integral em escola privada.

No Brasil, o Enem é destinado a estudantes que estejam concluindo ou que já tenham concluído o Ensino Médio, o que geralmente ocorre entre os 17 e 19 anos de idade. Portanto, a idade mínima para fazer o Enem é 17 anos completos até a data de realização da prova.

É importante ressaltar que quem faz o Enem na 1ª série do Ensino Médio não pode usar a nota do exame para ingressar em uma universidade pelo SiSU (Sistema de Seleção Unificada), já que a prova serve apenas como treino e não vale para aprovação de fato.

Com um bom resultado na nota do Enem é possível conseguir uma vaga na faculdade e concorrer para diversos cursos nas mais variadas modalidades de ensino e grau acadêmico (bacharelado, licenciatura ou tecnológico).

A ruptura para 800 pontos se dá com mais ou menos 32 acertos. Já a ruptura de 900 ocorre com mais de 40 itens assinalados como corretos. Sérgio destaca que nas outras áreas esses números são bem menores. Em linguagens, por exemplo, é necessário praticamente fechar a prova para tirar 800, cravando 44 a 45 questões.

Nessa prova, os estudantes com 10 acertos atingiram notas de 300 a 450. Já os que obtiveram êxito em 15 questões conquistaram um resultado que variou de 400 a 500 pontos. O candidato que gabaritou todos os 45 itens conseguiu a nota 867,2.

45 questões

Portanto, para tirar 900 pontos no Enem, é necessário acertar em média 45 questões em cada uma das quatro áreas de conhecimento, além de fazer uma excelente redação.

Os cursos mais disputados, como Medicina e Engenharia, exigem 800 pontos ou mais para conseguir uma vaga. No entanto, com pouco mais de 600 pontos no Enem é possível passar em diversos cursos. O ProUni concede bolsas de estudo em universidades privadas a estudantes de baixa renda.

Com a nota do Enem, caso atinja a pontuação mínima exigida (normalmente 300 pontos), o estudante pode ingressar no curso desejado sem precisar prestar vestibular.