Como se sair bem em uma entrevista de emprego?

Perguntado por: . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.5 / 5 20 votos
  1. Seja pontual! É fundamental ser pontual em entrevistas de emprego. ...
  2. Olhe nos olhos de quem está te entrevistando. ...
  3. Tenha postura ao sentar. ...
  4. Não gesticule demais. ...
  5. Fale no tom de voz e volume adequados. ...
  6. Responda de maneira clara e objetiva. ...
  7. Demonstre interesse e faça perguntas. ...
  8. Seja confiante.

Por que devo te contratar, veja o exemplo:
“Minha contratação trará inúmeros benefícios para sua empresa. Além de possuir amplo conhecimento em gestão de projetos, acumulei X anos de experiência na função e também tenho vivência de X anos no segmento de mercado em que a empresa atua.

Uma forma de responder a esta pergunta é dizer que se vê trabalhando desenvolvendo projetos em determinadas áreas relevantes para o cargo. Fale mais nas funções que se vê desempenhando no futuro do que em cargos que quer ocupar. “Possuo grande interesse em descobrir quais são os desafios que os novos projetos trazem.

Exemplos de pontos fortes: Sou uma pessoa curiosa, que busca por novidades e novas experiências. Gosto de aprender coisas novas a adquirir novas habilidades. Sou persistente e dedicado, gosto de terminar o que começo, inclusive projetos difíceis.

Como falar os pontos positivos na entrevista?

  1. Está sendo honesto;
  2. Possui autoconhecimento;
  3. Tem maturidade profissional;
  4. Busca desenvolvimento e crescimento profissional;
  5. Absorve feedbacks.

O objetivo profissional deve refletir o seu plano de carreira e suas expectativas com o futuro emprego. Não seja genérico, raso ou prolixo. Fuja também de frases muito longas e cheias de detalhes que não levam a lugar algum. Saiba que as empresas valorizam os profissionais que têm foco e sabem aonde querem chegar.

Justifique por que você quer trabalhar na empresa
Você pode iniciar sua resposta demonstrando sua compatibilidade com a empresa, demonstrando valores e objetivos em comum, justificando o quanto fazer parte desta empresa impactaria em sua carreira e que tipo de contribuição você poderia dar em contrapartida.

Qual é seu diferencial? Esse tipo de questionamento tem a ver com o quanto você se conhece e o quão confortável você está em falar sobre isso. Pessoas bem-resolvidas não parecem excessivamente orgulhosas ao destacar suas qualidades e nem incompetentes ao falar das suas fraquezas.

Sim, você pode usar calça jeans em uma entrevista de emprego — desde que a vaga e a empresa para as quais você se candidatou sejam mais informais.

Em geral, essa conversa frente a frente pode durar cerca de uma hora. Porém, também vai depender do andamento, se o recrutador se interessou pelo profissional, se está sozinho ou em pares. Caso a entrevista inclua um gestor da área e um profissional do RH, pode ser mais longa, já que cada um terá perguntas específicas.

O que significa quando o recrutador deseja boa sorte no fim da entrevista? Vale ressaltar que esse “boa sorte” também pode ser feito no fim da entrevista. Pode ser uma maneira educada e amigável de encerrar a conversa e indicar que o recrutador está sendo cortês e respeitoso.

Explique como tem o desejo de ser um bom líder, use exemplos de pessoas que já passaram pela sua vida e carreira, e aproveite para falar das suas qualidades que podem te levar até lá. Se estiver começando, deixe claro que sabe que tem uma jornada pela frente, e mostre que tem determinação e foco para chegar lá.

Para te ajudar a encarar esse desafio, indicamos aqui alguns truques para ter sucesso nesta etapa:

  1. TENHA CONFIANÇA. ...
  2. USE PALAVRAS-CHAVE. ...
  3. EXPLORE SUAS CARACTERÍSTICAS. ...
  4. USE O BOM HUMOR. ...
  5. FALE DAS SUAS PAIXÕES NA ENTREVISTA.

Para informar o que esperar da minha carreira profissional, pode-se informar, ser esperado um crescimento contínuo na aprendizagem, e que as oportunidades que tragam a possibilidade de um melhor desenvolvimento pessoal e profissional, além de permitir adquirir novas competências.

O que são pontos negativos? Pontos negativos, ou pontos fracos, geralmente são chamados de “pontos a desenvolver”, porque esse último termo diminui um pouco da carga negativa dessa expressão.