Como funciona a nova Carteira de Trabalho Digital?

Perguntado por: hbrito . Última atualização: 17 de julho de 2023
3.9 / 5 7 votos

A plataforma da carteira digital é vinculada aos bancos de dados do Governo Federal. Entre eles, o CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), o PIS (Programa de Integração Social) e o eSocial. Portanto, o trabalhador pode acompanhar todas as informações das suas relações de trabalho registradas.

Acesse a CTPS digital pelo site
Depois de realizado o seu cadastro ou acesso direto à conta, você será direcionado para a “área do trabalhador”, na qual diferentes opções de acesso serão apresentadas. Para abrir a sua CTPS, basta clicar em “Carteira de Trabalho Digital”. Pronto!

Com o surgimento da carteira de trabalho digital a principal alteração é que as anotações passam a ser feitas a partir das informações prestadas pela empresa ao eSocial. Elas devem ser prestadas mensalmente até o dia 15. O sistema e a CTPS são automaticamente atualizados com os dados prestados.

A partir de agora, a CTPS em meio físico não é mais necessária para a contratação na grande maioria dos casos. Para o trabalhador, basta informar o número do CPF no momento da contratação. Para o empregador, as informações prestadas no eSocial substituem as anotações antes realizadas no documento físico.

As informações que compõem a Carteira de Trabalho Digital serão disponibilizadas automaticamente para o trabalhador por meio do aplicativo ou da página web. Quem já tinha a CTPS em formato físico deve guardá-la. Ela continua sendo um documento para comprovar o tempo de trabalho anterior.

Na aba Anotações estarão as anotações e observações feitas referentes ao contrato que está sendo detalhado. Na aba Gráficos será mostrada a sua média salarial na empresa e toda a evolução do tempo que permaneceu, ou seja, se você teve aumento de salário e quanto foi esse aumento, tudo através de um gráfico.

Como saber se a minha carteira de Trabalho Digital foi assinada?

  1. Baixe o app da CTPS Digital. Acesse a loja de aplicativos do aparelho eletrônico (disponível no Google Play e App Store), digite “Carteira de Trabalho Digital” e faça o download do app.
  2. Instale o app da CTPs Digital. ...
  3. Faça login no app da CTPs Digital.

A demissão assim como a admissão agora é enviada por meio do eSocial, não sendo mais necessário levar a carteira de trabalho física para dar baixa no contrato de trabalho. Então, quando o empregador transmitir o evento, logo ele aparecerá na carteira online do funcionário.

Para emitir a carteira de trabalho na versão física, você pode optar por um desses lugares: Sedes da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE) Gerência Regional do Trabalho. Postos de Atendimento ao Trabalhador (PAT)

Sim! A CTPS digital substitui a CTPS física, porque uma é equivalente à outra. Ambas servem para registrar seus dados relativos a contratos de trabalho. Na prática, a CTPS digital é utilizada para facilitar e agilizar o seu registro como empregado.

O prazo para prestação de informação desses eventos no eSocial pelo empregador é até o dia 15 do mês seguinte ao da ocorrência para a maioria dos eventos, e, em até 10 dias, no caso de desligamento; Há um tempo de processamento entre a recepção da informação no eSocial e sua disponibilização no sistema da CTPS Digital.

A sua carteira física continua valendo como documento original de registro das suas atividades anteriores a 2019. Portanto, não é recomendável jogar fora e utilizar apenas a digital. Para contratações feitas a partir de 2019, é sugerido que a carteira de trabalho digital seja utilizada nas contratações que seguirem.

Outra dúvida comum é “posso dirigir com a CNH digital?”. A resposta é sim! A CNH virtual substitui a física quando o documento é exigido, como em uma blitz. Ela pode ser acessada sem o acesso à internet, já que é possível visualizá-la no modo off-line.

O que é a última remuneração informada? A última remuneração informada é o valor mais recente declarado pelo empregador como a remuneração do funcionário. Essa informação é importante para determinar o salário-base, os benefícios e outros pagamentos que o funcionário pode receber.