Como fazer o número do PIS pela primeira vez?

Perguntado por: afrutuoso . Última atualização: 17 de julho de 2023
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Atualmente, a forma mais comum de cadastrar o número PIS pela primeira vez ocorre por meio da criação da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS). Vale ressaltar que a emissão de carteiras de trabalho atualmente é feita digitalmente, mas a física não foi totalmente invalidada.

Acesse a CTPS Digital! Acesse a CTPS Digital! Caso seja sua primeira vez trabalhando em uma empresa do setor privado, o empregador (a empresa) deve fazer sua inscrição do número do PIS. Além disso, você também pode pedir seu número do PIS indo até uma agência da Caixa e solicitar para o gerente.

Infelizmente, quem nunca trabalhou não tem direito ao Pis, pois ele é um benefício destinado exclusivamente aos trabalhadores brasileiros. No entanto, existem outros benefícios sociais que podem ser solicitados por pessoas que nunca trabalharam, como o Bolsa Família e o Benefício de Prestação Continuada (BPC).

Quem não é correntista pode sacar os valores do abono nas agências da Caixa, apresentando documento oficial de identificação e a numeração do PIS. Essa numeração única também é requisitada nos casos em que o trabalhador precisa dar entrada no seguro-desemprego ou na aposentadoria para aposentados que recebe PIS.

Entra na Conectividade ICP, nas opções: “Selecione – opção em laranja” clica em “Cadastro NIS”, vai aparecer uma tela de inclusão. Basta preencher com os dados do Empregado e no final clicar em “Confirmar Inclusão”. O número do PIS irá aparecer na tela.

Diferenças entre NIS e PIS – O número do NIS existe independentemente dos vínculos empregatícios de uma pessoa —ou seja, uma pessoa que nunca trabalhou com a carteira assinada, mas que tem ou já teve direito a algum benefício social, possui um NIS.

Acesse o portal Meu INSS e clique em “Entrar”.
Pronto, você verá os dados do usuário, com seu nome, CPF e o NIT/PIS. 2 - Caso precise cadastrar: Selecione “Cadastre-se” e preencha os dados solicitados (CPF, data de nascimento, nome, e-mail, celular, nome da mãe e estado).

A consulta ao pagamento do benefício pode ser realizada pelos beneficiários nos seguintes canais da CAIXA:

  1. App CAIXA Tem.
  2. App CAIXA Trabalhador.
  3. Atendimento CAIXA ao Cidadão 0800 726 0207.

Consultar o NIS pelo número do CPF é possível no site ou agência da Caixa Econômica Federal, via Portal do Cidadão, responsável por emitir o registro único para cada indivíduo. O NIS é composto por 11 dígitos.

Seus direitos de trabalhador em um só lugar.