Como agendar carteira de trabalho pelo celular?

Perguntado por: ngaspar . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.6 / 5 19 votos

Para isso, o cidadão deve acessar o portal de agendamento eletrônico e seguir o passo a passo abaixo:

  1. Preencha os campos solicitados com estado, município, tipo de atendimento e código de segurança.
  2. Em tipo de atendimento você deve selecionar o item “Emissão de Carteira de Trabalho Brasileiro”;

Para Android ou para iOS. Apenas os trabalhadores contratados por órgãos públicos e organismos internacionais devem utilizar a Carteira de Trabalho em papel. Para obtê-la você deverá encaminhar o pedido de agendamento por e-mail, de acordo com o estado onde reside. E-mail: trabalho.(uf)@economia.gov.br.

Pelo telefone 158, o canal oficial do MTE, chamado “Alô Trabalho”, escolha a opção “Agendamento Carteira de Trabalho”. Depois siga informando os dados solicitados e será feito o agendamento.

Como tirar a Carteira de Trabalho Digital?

  1. Cadastre-se no portal do Governo. Antes de obter a sua carteira de trabalho digital, você precisa se cadastrar no portal do Governo. ...
  2. Baixe o app da CTPS digital. ...
  3. Insira seus dados pessoais. ...
  4. Aguarde a validação das informações. ...
  5. Responda o questionário.

O procedimento para emissão é simples e rápido. Além disso, o documento é gratuito e emitido na hora. Para solicitar o serviço, primeiro é necessário fazer um agendamento na internet diretamente pelo site do Poupatempo ou pelo aplicativo SP Serviços.

Onde tirar Carteira de Trabalho física?

  1. Sedes da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE);
  2. Gerência Regional do Trabalho;
  3. Postos de Atendimento ao Trabalhador (PAT);
  4. Postos de atendimento e prestação de serviços ao cidadão. Neste caso, é importante consultar quais são os locais conveniados na sua região.

Visando modernizar o acesso às informações da vida laboral do trabalhador o Ministério da Economia lança a CARTEIRA DE TRABALHO DIGITAL, em substituição a Carteira de Trabalho física, disponível para os cidadãos através de Aplicativo para celular nas versões iOS e Android e Web.

Não, a emissão da carteira de trabalho é gratuita, tanto a digital quanto a em papel.

Atualmente para encaminhar o Seguro-Desemprego o trabalhador precisa agendar o comparecimento a um posto de atendimento do Sine, preencher um formulário e entregar a documentação. O atendimento leva aproximadamente 15 minutos.

Para a solicitação presencial, você precisa ser brasileiro nato ou naturalizado e ter, no mínimo, 14 anos de idade. No atendimento, você deve apresentar os documentos em bom estado para garantir que são autênticos e se tiver foto, ela precisa ser recente.

Para acessá-la pelos canais do Poupatempo, basta entrar no site ou baixar o aplicativo Poupatempo Digital, clicar na opção “Serviços”, em seguida “Trabalho, Emprego e Previdência”, escolher “Carteira de Trabalho” e seguir os passos para conclusão do atendimento nos canais do Governo Federal – site gov.br ou app ...

Acesse o site gov.br e faça o login com a senha de ingresso. É possível também baixar diretamente o aplicativo para iOS e Android. Procure nas lojas digitais por Carteira de Trabalho Digital. Preencha os dados pessoais solicitados, como CPF e dados adicionais ou atualizados de cadastro como endereço e outros.