Como funciona a copa do mundo?

Perguntado por: ereis . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.2 / 5 20 votos

Como a Copa do Mundo funciona? As 32 seleções são divididas em grupos de quatro. Os times se enfrentam uma vez dentro do grupo, e os dois mais bem classificados passam para as oitavas. A partir daí, é eliminatória em jogo único.

Na Copa do Mundo, as seleções se dividem em oito grupos com quatro equipes. As duas seleções com mais pontos se classificam para a fase eliminatória da competição. No caso de duas ou mais seleções terminarem com a mesma pontuação, a FIFA definiu cinco critérios de desempate: Saldo entre gols sofridos e marcados.

Conforme o regulamento da Fifa, a Copa do Mundo de 2022, assim como suas antecessoras, tem prorrogação para definir um jogo que termine os 90 minutos (mais acréscimos) com o placar empatado, até mesmo na final, caso necessário.

É realizado a cada 4 anos pela Fifa (Federação Internacional de Futebol), que espera ter recorde de receita com o evento no Qatar em 2022. As seleções se classificam por meio de disputas prévias eliminatórias. A comissão técnica e o elenco de cada time que disputa a competição são escolhidos por entidades privadas.

O processo de escolha das nações que recebem o evento começa com a convocação dos candidatos, seguida de análise dos países e posterior votação entre aqueles que cumpriram os requisitos. Desde a estreia da competição, cinco países sediaram o evento mais de uma vez: México, Itália, França, Brasil e Alemanha.

O professor e paratleta de Taquaritinga (SP) Paulo Andrade de Almeida Júnior se lembra do dia da derrota por 7 a 1 do Brasil para a Alemanha, na semifinal da Copa do Mundo de 2014, com muita alegria. Fã de futebol, a boa recordação não tem relação com nada do que aconteceu no Mineirão no fatídico 8 de julho.

No total, já são cinco.

Relembre a derrota do Brasil por 7 a 1 para a Alemanha, que completa sete anos. O dia 8 de julho de 2014 ficará negativamente marcado para sempre na memória do torcedor brasileiro.

O processo de eleição da sede da Copa do Mundo de 2030 está previsto para começar em 2022, com a votação pelo Congresso da Fifa ocorrendo em 2024. Um dos requisitos mais importantes é que as confederações que já sediaram as duas Copas anteriores não se apresentem à convocação atual.

Argentina (campeã) A Argentina é campeã da Copa do Mundo.

Catar. O Catar, país situado no Médio Oriente, decidiu apresentar a sua candidatura apenas para o ano de 2022. Com apenas 1,6 milhões de habitantes, o país pretende ser o primeiro da Liga Árabe a receber tal competição, tentando aproximar os mundos ocidentais e orientais.

A razão por trás da mudança são as altas temperaturas diárias de mais de 41 graus Celsius no Oriente Médio. Como esse tipo de calor seria perigoso para jogadores e torcedores, a promotora da competição tomou a decisão de que a Copa do Mundo 2022 será em novembro e dezembro.

Nesta terça-feira (14), o Conselho da Fifa aprovou o novo formato de disputa da Copa do Mundo de 2026, que será co-sediada por Canadá, Estados Unidos e México. Na primeira fase, serão 12 grupos com quatro equipes em cada, totalizando 48 seleções. O novo Mundial ainda terá 104 jogos.

A maior goleada da seleção brasileira em Copas foi o 7 a 1 sobre a Suécia, em 1950, no Brasil. Em seguida aparece o 6 a 1 sobre a Espanha, também no Mundial de 50. Já o terceiro maior placar do Brasil no Mundial foi um 5 a 0 contra o México, na Copa de 1954, na Suíça.

Hungria 10 x 1 El Salvador, de 1982, segue como a maior goleada da Copa do Mundo na história.

Pode parecer mentira, mas certa vez um time conseguiu perder uma partida por 149 a 0. Essa é a maior goleada registrada no futebol mundial, em partida ocorrida em novembro de 2002, quando o Stade Olympique de L'Emyrne (SOE) foi derrotado pelo AS Adema, em confronto válido pelo campeonato de Madagascar.