Como fazer uma boa confissão?

Perguntado por: . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.2 / 5 20 votos

Costuma dizer-se que uma boa confissão tem “4 C”:

  1. Clara: indicar qual foi a falta específica, sem acrescentar desculpas.
  2. Concreta: referir o ato ou pensamento preciso, não usar frases genéricas.
  3. Concisa: evitar dar explicações ou descrições desnecessárias.
  4. Completa: sem calar nenhum pecado grave, vencendo a vergonha.

Uma boa confissão é dizer os pecados ao sacerdote de forma clara, concreta, concisa e completa. A confissão consiste na acusação dos todos os seus pecados mortais cometidos desde a última confissão válida ou do batismo diante do sacerdote.

Ao sentar-se ou ajoelhar-se diante do padre, faça o sinal da cruz e você pode dizer: “Perdoe-me, padre, pois eu pequei. Faz _____ (escrever quanto tempo não se confessa) desde a minha última confissão. Estes são meus pecados (podem ser escritos): O padre é bem compreensivo durante a confissão.

1858. A matéria grave é precisada pelos dez Mandamentos, segundo a resposta que Jesus deu ao jovem rico: «Não mates, não cometas adultério, não furtes, não levantes falsos testemunhos, não cometas fraudes, honra pai e mãe» (Mc 10, 18). A gravidade dos pecados é maior ou menor: um homicídio é mais grave que um roubo.

Gula, avareza, luxúria, ira, inveja, preguiça e soberba. O que será que os conhecidos 7 pecados capitais têm a ver com o sucesso ou o insucesso profissional? Primeiro vamos à definição: os 7 pecados capitais são conhecidos como os nossos principais desvios de conduta desde o século 13.

“Senhor, iluminai-me para me observar como Vós me observas, e dai-me a graça de me arrepender verdadeira e efetivamente dos meus pecados. Ó, Virgem Santíssima, ajudai-me a fazer uma boa confissão.” “Oh! Senhor, tende piedade de mim, que sou pecador.

Oração de reconhecimento e decisão
Concedei-me a graça, meu Salvador, pela virtude do Sacramento da Penitência que acabo de receber, de não recair nestes pecados, e de levar de hoje em diante uma vida toda nova, sempre assistido pela vossa graça e perseverando no vosso amor até a hora da minha morte. Amém.”

O pecado de omitir, por preguiça, as nossas práticas espirituais, ou de as cumprir com negligência voluntária. O pecado de manter um afeto desregrado por alguém. O pecado de ter demasiada estima por si próprio, ou de mostrar satisfação vã por coisas que nos dizem respeito.

“Dou-vos graças, Senhor santo, Pai onipotente, Deus eterno, a Vós que, sem merecimento nenhum de minha parte, mas por efeito de vossa misericórdia, Vos dignastes saciar-me, sendo eu pecador e vosso indigno servo, com o corpo adorável e com o sangue precioso do vosso Filho, Nosso Senhor Jesus Cristo.

Ao se dirigir diretamente a ele, diga "Padre (Nome e/ou Sobrenome) ou simplesmente "Padre" - ou, por escrito, como "Reverendíssimo Padre (Nome e Sobrenome)". Você deve se levantar quando ele entrar no aposento (até que ele diga para você se sentar) e novamente quando ele sair.