Como fazer um vocativo?

Perguntado por: vbarbosa . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.7 / 5 19 votos

Há três possibilidades de uso do vocativo em ofícios e cartas comerciais no aspecto da pontuação: Prezado Senhor, [com vírgula] Prezado Senhor: [com dois-pontos] Prezado Senhor [sem nada: versão moderna, mais limpa e econômica]. Naturalmente, em correspondência de cunho particular, dita a regra quem escreve.

O vocativo pode ser formado por: Substantivo, por exemplo: Laís, faça o trabalho de casa. Adjuntos adnominais, por exemplo: Força, meu amor, nós conseguiremos. Pronome pessoal do caso reto, por exemplo: Atenção, você, diminua a velocidade.

O que é Vocativo:

  • Vocativo é um termo da oração – palavra ou expressão, que põe em destaque a pessoa ou coisa a quem se dirige a palavra. Vem sempre separado por vírgula.
  • O vocativo pode estar no começo, no meio ou no fim da frase. ...
  • Ó Maria, porque não limpa esta casa direito?
  • Meus amigos, meus inimigos, salvem o País.

O vocativo é um elemento isolado da oração e, portanto, independente, servindo para chamar a atenção do interlocutor. O aposto, por sua vez, é um termo ligado a outro elemento da oração e serve para explicar, determinar ou especificar o elemento ao qual está ligado.

Exemplos de frases com vocativo

  • Não faça isso, meu amigo! ( Vocativo)
  • Senhor síndico, faremos ou não essa reunião? ( Vocativo)
  • Passar em provas, consurseiros, é necessário força de vontade e determinação! ( Vocativo)
  • Ó pátria amada, idolatrada, salve salve! ( Vocativo)

O vocativo pode aparecer no início, no meio ou no fim das frases, mas não possui qualquer relação sintática com os outros termos da oração. É um termo independente, não pertencendo nem ao sujeito, nem ao predicado.

De acordo com a regra gramatical, vocativo é o termo que não está subordinado a nenhum outro termo da oração, utilizado para invocar, nomear, chamar alguém.

As vogais da palavra 'vocativo' estão em 'o', 'a' e também 'i', onde a vogal 'o' é repetida por duas vezes.

De forma bem simplificada, o sujeito pode ser entendido como quem pratica a ação verbal, enquanto o vocativo serve como termo de chamamento.

Vocativo: é a palavra, termo, expressão utilizada pelo falante para se dirigir ao interlocutor por meio do próprio nome, de um substantivo, adjetivo (característica) ou apelido.

De acordo com Houaiss e Villar (2001, p. 457), vocativo é o “termo que expressa, num discurso direto, aquele com o qual se está falando”. Na comunicação espontânea, normalmente corresponde a um título, um nome próprio, um sobrenome, um termo carinhoso ou até ofensivo ou um apelido daquela pessoa com quem se quer falar.