Como fazer um relatório de acordo com as normas da ABNT?

Perguntado por: tsalgueiro . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.2 / 5 12 votos

Como fazer um relatório técnico nas normas da ABNT? Um relatório técnico de acordo com a ABNT deve conter capa, folha de rosto, sumário, resumo, introdução, desenvolvimento e conclusão, recomendação, anexo e referências.

Para fazer um bom relatório, o autor deve ter uma boa fonte de registros das atividades realizadas. Datas, locais, pessoas envolvidas, atividades realizadas, dados coletados e outros são alguns exemplos de informações necessárias para o relatório.

Descreva o que foi feito, de maneira simples e direta. Foque em mostrar o que foi feito, quando, como; Conclusão: Pronto, agora que você já apresentou do que se trata, para que serve e o que foi feito, é só concluir. Nessa etapa você expõe os resultados alcançados com as atividades realizadas.

Para a ABNT uma introdução correta deve ter:

  1. Em torno de 10 parágrafos;
  2. Deve apresentar o tema do trabalho;
  3. Conter o “problema de pesquisa”;
  4. O objetivo final da pesquisa;
  5. Explicar a metodologia utilizada em toda a pesquisa.

São elas:

  • NBR 14724 – trabalhos acadêmicos.
  • NBR 10520 – citações.
  • NBR 6023 – referências.
  • NBR 6024 – numeração progressiva.
  • NBR 6027 – sumário.
  • NBR 6028 – resumos, resenhas e recensões.

O relatório é dividido em três partes básicas: introdução (que explica a razão de ele ser feito), desenvolvimento (que analisa e apresenta detalhes do que foi feito) e conclusão (que apresenta o resultado final da análise feita no desenvolvimento).

Para iniciar um relatório, é importante escrever uma introdução que apresente o contexto do relatório e o objetivo da pesquisa. Nessa introdução, é necessário contextualizar o tema a ser abordado e apresentar uma visão geral sobre o conteúdo que será desenvolvido ao longo do relatório.

Introdução
Na introdução, é fundamental que você apresente uma espécie de resumo do que será tratado ao longo do texto, expondo o tema principal, que também deve estar no título. É importante que a introdução mostre, ainda, qual foi a metodologia utilizada para a elaboração do texto.

  1. Título. Deve informar o assunto da atividade. ...
  2. Objetivos. Indicam as finalidades com que o trabalho foi executado. ...
  3. Introdução. Devem conter de forma sucinta os fundamentos teóricos nos quais está baseada a experiência realizada. ...
  4. Descrição das atividades. ...
  5. Resultados. ...
  6. Discussão. ...
  7. Conclusão. ...
  8. Referências bibliográficas.

Formatação:

  • Fonte em tamanho 10 (Arial) ou 12 (Times New Roman).
  • Espaçamento entre linhas 1,5 cm.
  • Alinhamento justificado com 7,5 cm de recuo da margem esquerda.
  • Citação em itálico.
  • Nome do autor entre parênteses e alinhado à direita.
  • A epígrafe fica no final da página e não deve ser indicado um título “epígrafe”.

- superior e esquerda: 3 cm - inferior e direita: 2 cm Parágrafo: 1,0cm a partir da margem esquerda de 3 cm. Espaçamento entre linhas: 1,5cm Espaçamento entre Parágrafos: 02 enter; dar 01 enter e escrever no 2º enter.

1 – No documento que deseja configurar, clique no menu “Layout”. 2 – Escolha a opção “Margens” e clique em “Margens Personalizadas”. 3 – Na janela que vai se abrir, coloque os valores de tamanho das margens conforme as normas da ABNT.

Quanto ao número de páginas não existe uma quantidade precisa, importante é abordar todas as atividades desenvolvidas ao longo do período trabalhado, o relatório pode ter quinze folhas ou mais, a depender do tempo de duração, e da área estagiada, e das atividades desenvolvidas.

O relatório é o registro das atividades realizadas por uma pessoa ou grupo. Nele prevalece a objetividade e a clareza da linguagem. Ele é escrito de forma impessoal. Possui estrutura simples, com título, texto propriamente dito, data, local e assinatura.