Como fazer um relatório de acordo com as normas da ABNT?
Como fazer um relatório técnico nas normas da ABNT? Um relatório técnico de acordo com a ABNT deve conter capa, folha de rosto, sumário, resumo, introdução, desenvolvimento e conclusão, recomendação, anexo e referências.
Como fazer um relatório passo a passo
Para fazer um bom relatório, o autor deve ter uma boa fonte de registros das atividades realizadas. Datas, locais, pessoas envolvidas, atividades realizadas, dados coletados e outros são alguns exemplos de informações necessárias para o relatório.
Como fazer um relatório simples pronto
Descreva o que foi feito, de maneira simples e direta. Foque em mostrar o que foi feito, quando, como; Conclusão: Pronto, agora que você já apresentou do que se trata, para que serve e o que foi feito, é só concluir. Nessa etapa você expõe os resultados alcançados com as atividades realizadas.
Como fazer introdução de um relatório ABNT
Para a ABNT uma introdução correta deve ter:
- Em torno de 10 parágrafos;
- Deve apresentar o tema do trabalho;
- Conter o “problema de pesquisa”;
- O objetivo final da pesquisa;
- Explicar a metodologia utilizada em toda a pesquisa.
Como se divide as normas da ABNT para relatórios técnicos e acadêmicos
São elas:
- NBR 14724 – trabalhos acadêmicos.
- NBR 10520 – citações.
- NBR 6023 – referências.
- NBR 6024 – numeração progressiva.
- NBR 6027 – sumário.
- NBR 6028 – resumos, resenhas e recensões.
Qual é a estrutura de um relatório
O relatório é dividido em três partes básicas: introdução (que explica a razão de ele ser feito), desenvolvimento (que analisa e apresenta detalhes do que foi feito) e conclusão (que apresenta o resultado final da análise feita no desenvolvimento).
Como iniciar um relatório acadêmico
Para iniciar um relatório, é importante escrever uma introdução que apresente o contexto do relatório e o objetivo da pesquisa. Nessa introdução, é necessário contextualizar o tema a ser abordado e apresentar uma visão geral sobre o conteúdo que será desenvolvido ao longo do relatório.
Como começar a introdução de um relatório
Introdução
Na introdução, é fundamental que você apresente uma espécie de resumo do que será tratado ao longo do texto, expondo o tema principal, que também deve estar no título. É importante que a introdução mostre, ainda, qual foi a metodologia utilizada para a elaboração do texto.
Como se escreve um relatório exemplo
- Título. Deve informar o assunto da atividade. ...
- Objetivos. Indicam as finalidades com que o trabalho foi executado. ...
- Introdução. Devem conter de forma sucinta os fundamentos teóricos nos quais está baseada a experiência realizada. ...
- Descrição das atividades. ...
- Resultados. ...
- Discussão. ...
- Conclusão. ...
- Referências bibliográficas.
Quais são as normas de ABNT
Formatação:
- Fonte em tamanho 10 (Arial) ou 12 (Times New Roman).
- Espaçamento entre linhas 1,5 cm.
- Alinhamento justificado com 7,5 cm de recuo da margem esquerda.
- Citação em itálico.
- Nome do autor entre parênteses e alinhado à direita.
- A epígrafe fica no final da página e não deve ser indicado um título “epígrafe”.
Qual é o parágrafo nas normas da ABNT
- superior e esquerda: 3 cm - inferior e direita: 2 cm Parágrafo: 1,0cm a partir da margem esquerda de 3 cm. Espaçamento entre linhas: 1,5cm Espaçamento entre Parágrafos: 02 enter; dar 01 enter e escrever no 2º enter.
Como configurar o Word de acordo com as normas da ABNT
1 – No documento que deseja configurar, clique no menu “Layout”. 2 – Escolha a opção “Margens” e clique em “Margens Personalizadas”. 3 – Na janela que vai se abrir, coloque os valores de tamanho das margens conforme as normas da ABNT.
Quantas páginas tem que ter um relatório
Quanto ao número de páginas não existe uma quantidade precisa, importante é abordar todas as atividades desenvolvidas ao longo do período trabalhado, o relatório pode ter quinze folhas ou mais, a depender do tempo de duração, e da área estagiada, e das atividades desenvolvidas.
Quais são as principais características de um relatório
O relatório é o registro das atividades realizadas por uma pessoa ou grupo. Nele prevalece a objetividade e a clareza da linguagem. Ele é escrito de forma impessoal. Possui estrutura simples, com título, texto propriamente dito, data, local e assinatura.