Como fazer o Bilhete Único?

Perguntado por: elopes9 . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.8 / 5 3 votos

Faça o cadastro do Bilhete Único pelo site da SPTrans. Após preencher o cadastro, sem deixar pendências, retire o cartão em um Posto de Atendimento da SPTrans (os Postos de Atendimento localizados nos Terminais da SPTrans funcionam, diariamente, das 06h às 22h).

O cadastro pode ser feito no link sptrans.com.br/atendimento, com alguns dados pessoais. Atualmente, é possível ter atendimento para on-line para auditoria médica, Bilhete Único comum, bilhete de estudante, para gestante, idoso, obeso ou pessoa com deficiência.

SPTrans informa!
Assim que seu empregador confirmar a compra do Vale-Transporte, você pode ir a um ponto de recarga de crédito, inserir o cartão na máquina de autoatendimento e carregar o Bilhete Único com créditos do Vale-Transporte.

Vale lembrar que não há custo algum na emissão do Bilhete Único Personalizado. Isso mesmo: o processo é totalmente gratuito. No entanto, caso você perca o cartão de transporte ou seja roubado, terá de emitir a segunda via do documento. Aí sim haverá um custo de 7 tarifas de ônibus vigente.

O serviço estará disponível também nos terminais Pinheiros, Bandeira, Santo Amaro, Capelinha, Princesa Isabel, São Miguel, A. E. Carvalho, Água Espraiada e Vila Nova Cachoeirinha, além de Lapa e Parque Dom Pedro II, já em funcionamento.

Os serviços que necessitam do atendimento presencial estão disponíveis para agendamento no site de atendimento digital: sptrans.com.br/atendimento. Para solicitar um novo cartão, faça o cadastro pelo site, sendo necessário CPF, RG e foto digitalizada.

Nos Pontos de Venda de Créditos como bancas de jornal, farmácias e padarias. Neles, você faz compra e recarga de créditos do Bilhete Único Comum e Estudante e a recarga do Bilhete Único Vale-Transporte e Mãe Paulistana.

A Tarifa Integrada Comum de R$ 7,65 permite até três embarques em ônibus diferentes, no período de 3 horas e um embarque no sistema de trilhos, nas duas primeiras horas. A tarifa de R$ 4,83, paga com Crédito Eletrônico Vale-Transporte (VT), permite até dois embarques em ônibus diferentes, em período de 3 horas.

A partir do dia 1º de fevereiro, idosos com idade de 60 a 64 anos voltaram a ter gratuidade. A partir de agora, os beneficiários poderão recarregar a gratuidade mensalmente no mesmo cartão Bilhete Único que utilizavam anteriormente. Quem tem mais de 65 anos também tem o benefício.

Em quanto tempo o saldo remanescente ficará disponível após emissão da segunda via? Caso exista saldo no bilhete substituído, os créditos serão disponibilizados para transferência no novo Bilhete Único de Estudante em até 72 horas após o cancelamento.