O que é pétrea?
Dispositivo constitucional imutável, que não pode ser alterado nem mesmo pela via de Emenda à Constituição. O objetivo é impedir inovações em assuntos cruciais para a cidadania ou o próprio Estado. A relação das cláusulas pétreas encontra-se no art. 60, § 4º, da Constituição Federal de 1988.
Quais são as causas pétreas
As cláusulas pétreas inseridas na Constituição do Brasil de 1988 estão dispostas em seu artigo 60, § 4º. São elas: a forma federativa de Estado; o voto direto, secreto, universal e periódico; a separação dos Poderes; e os direitos e garantias individuais.
Qual origem da palavra pétrea
O adjetivo pétrea vem de pedra, signifi- cando “petroso” e, no sentido figurativo, “duro como pedra”, “insensível”.
É uma cláusula pétrea
Então, de forma resumida, Cláusula Pétrea é aquilo que não pode ser alterado na Constituição.
Como revogar cláusula pétrea
A Cláusula Pétrea é uma previsão Constitucional que não poderá ser suprimida de forma alguma, nem mesmo por uma Emenda Constitucional. Ou seja, o Constituinte elegeu estas disposições como fundamentais à estrutura ontológica e teleológica do Estado. Desta forma, jamais poderão deixar de existir na Constituição.
Quais são os 4 direitos fundamentais
São eles: direitos individuais e coletivos (artigo 5º da CF), direitos sociais (do artigo 6º ao artigo 11 da CF), direitos de nacionalidade (artigos 12 e 13 da CF) e direitos políticos (artigos 14 ao 17 da CF).
Porque as cláusulas pétreas não podem ser alteradas
As cláusulas pétreas representam um esforço do legislador constituinte para assegurar a integridade da Constituição, impedindo que eventuais alterações provoquem a sua destruição, conservando o seu núcleo essencial, sendo a garantia da permanência da identidade da Constituição e dos seus princípios fundamentais.
O que é imutável
adjetivo Que não se pode mudar, alterar; sem possibilidades de mudança, de alteração; permanente, constante: já deixou claro que suas ideias sobre o projeto são imutáveis.
Qual o sentido etimológico da palavra república
O termo “república” deriva do latim Res Publica e significa, literalmente, “coisa pública”, isto é, aquilo que diz respeito ao interesse público de todos os cidadãos.
Qual a origem da palavra Constituição
Constituição do latim constitutio, de cum + statuere = esta- tuir conjuntamente, indicando organização, composição, ato de firmar, de estabelecer, de construir.
O que é o estado de sítio
Já o Estado de Sítio, quando decretado, configura um regime jurídico excepcional, de caráter temporário, em razão da ocorrência de algum fato que represente perigo para a ordem pública constituída.
O que diz o artigo 60 da Constituição Federal
§ 1º A Constituição não poderá ser emendada na vigência de intervenção federal, de estado de defesa ou de estado de sítio. § 2º A proposta será discutida e votada em cada Casa do Congresso Nacional, em dois turnos, considerando-se aprovada se obtiver, em ambos, três quintos dos votos dos respectivos membros.
O que é cláusulas pétreas implícita
Cláusulas Pétreas explícitas estão expressas no rol do artigo 60, § 4° da CF, enquanto as implícitas são as que não estão escritas, mas por serem normas fundamentais e de extrema importância para o sistema adotado pela Carta Maior não se pode desampará-las da limitação material.
Quem tem o poder de mudar a Constituição
As propostas de emenda à Constituição (PEC) podem ser apresentadas pelo presidente da República, por um terço dos deputados federais ou dos senadores ou por mais da metade das assembleias legislativas.
O que não constitui cláusula pétrea
o voto direto, secreto, universal e periódico.
Quais são as garantias individuais
Podemos classificar os direitos individuais nos grupos seguintes: 1o) direito à vida; 2o) direito à intimidade; 3o) direito de igualdade; 4o) direito de liberdade; 5o) direito de propriedade. Tais categorias incluem os direitos individuais expressos (e implícitos), conforme seu objeto imediato.