Como fazer o balão flutuar com vinagre e bicarbonato?

Perguntado por: hcoutinho . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.5 / 5 9 votos

Coloque 100 mL de vinagre na garrafa de plástico; Coloque 3 colheres de chá de bicarbonato de sódio dentro do balão com o auxílio do funil; Prenda o balão ao gargalo da garrafa; Observe como o balão vai enchendo à medida que o bicarbonato cai sobre o vinagre.

Você só precisa misturar vinagre e bicarbonato de sódio!

Observa o que acontece. O que acontece: Quando misturas o bicarbonato com o vinagre, forma-se uma espuma e o balão começa a encher. Isto acontece porque o bicarbonato de sódio e o vinagre reagem um com o outro e libertam um gás. Esse gás é o dióxido de carbono, o mesmo que faz as bolhinhas nas bebidas gaseificadas.

O objetivo do experimento foi comprovar a formação de CO2 (gás carbônico) mediante a reação do ácido acético contido no vinagre, com o bicarbonato de sódio, sendo que a formação de CO2 depende da concentração de ácido acético, o que é explicado pela estequiometria.

O ácido do vinagre, chamado ácido acético, reage com o bicarbonato de sódio, formando um gás chamado dióxido de carbono (CO2). O gás fica preso dentro da garrafa e enche o balão. Quanto maior for a garrafa mais espaço existe para o gás que se formou.

O gás hidrogênio, que temos em abundância e pode ser produzido a partir da água é a solução mais próxima para substituir o hélio como gás de arraste em GC e GC/MS.

Parece bem óbvio, porém é uma opção excelente, se a ideia é manter os balões suspensos: usar as fitas adesivas para balão no teto, assim você mantém o balão flutuando sem precisar usar o gás hélio.

A mistura do vinagre com o bicarbonato de sódio gera um produto chamado ácido carbônico. Este ácido imediatamente se decompõe em dióxido de carbono. Quando se adiciona vinagre ao bicarbonato, é o gás carbônico que origina as bolhas.

Conteúdo: Evidencia de uma reação química por meio da liberação de gás. Colocar o vinagre dentro da garrafa, com auxilio do funil. Vire o balão de forma que o bicarbonato de sódio dentro dele, caia dentro da garrafa. Ocorrerá uma reação.

O vinagre é um composto ácido. O bicarbonato, por outro lado, é um composto básico. Assim, quando misturamos os dois, há uma anulação de suas ações. Além disso, a depender da proporção das quantidades, eles podem gerar uma pequena explosão.

O ácido do vinagre, também conhecido como ácido acético, reage com o bicarbonato de sódio, formando o ácido carbônico. Devido à reação, o ácido citado anteriormente se transforma em dióxido de carbono, o famoso CO2.

O vinagre fará o papel de uma solução que geralmente é algum produto iônico, pois seu caráter iônico possibilita que íons livres se movimentem em seu interior. Neste caso particular, o meio será ácido, devido à grande concentração de ácido acético do vinagre. A este tipo de solução se dá o nome de solução condutora.