Como fazer compressa para íngua?

Perguntado por: aespinosa . Última atualização: 19 de julho de 2023
4.2 / 5 14 votos

Para preparar uma compressa fria em casa, coloque gelo em um saco, envolto em uma toalha ou pano, e aplique na região dolorida durante 15 a 20 minutos. Já para a compressa quente, coloque água morna em um saco especial, enrolado em uma fralda de pano ou outro tecido fino para não queimar a pele.

As compressas frias ajudam no alívio da inflamação, e consequentemente no controle do inchaço, da vermelhidão e da dor.

O tratamento desse tipo de íngua também pode contar com medicamentos como antibióticos e anti-inflamatórios, além de recomendações médicas como se hidratar e repousar o máximo que puder para que o caroço desapareça de forma rápida.

Dobre a toalha fazendo um pacote ou mesmo uma trouxinha de sal e coloque sobre a região dolorida por 20 minutos ou até que o sal fique morno (nunca deixe uma compressa quente esfriar totalmente no local aplicado). Caso a temperatura do sal esteja muito alta para o contato com a pele, envolva com outra toalha de rosto.

Chá de malva, sálvia ou alteia
A malva, sálvia e alteia são plantas que possuem propriedades anti-inflamatórias e lubrificam a garganta, aliviando os sintomas. Você pode fazer um chá com qualquer uma das plantas citadas, a partir da sua preferência.

Encha a tigela com água quente, mas não escaldante, ao toque. Molhe a toalha na água quente, torcendo o excesso. Dobre a toalha em um quadrado e aplique na área que está com dor. Segure a toalha na pele por até 20 minutos de cada vez.

Compressa fria
O gelo tem a função de diminuir o fluxo sanguíneo na região afetada, amenizando o inchaço e a inflamação. Na região das costas, a compressa fria causará uma vasoconstrição. Com isso, processos inflamatórios serão reduzidos, fazendo com que edemas e hematomas sejam drenados com mais facilidade.

Ela se manifesta através de um ou mais carocinhos sob a pele do pescoço, cabeça ou virilha, que podem ou não ser dolorosos, e costumam durar entre 3 e 30 dias.

Em caso de serem benignas, as ínguas não alteram o tamanho e doem; já no caso do câncer, elas aumentam, são mais rígidas e múltiplas. Além da íngua, febre, coceira na pele e sudorese são outros sintomas do câncer.

Ervas e especiarias como aroeira, mastruz, imburana, jurema-preta, hortelã, folha de caju, pau-d'árco-roxo, chá verde, manjericão santo/tulsi, açafrão-da-terra, gengibre e funcho são todas ótimas para fazer um bom chá caseiro para inflamação dos pesquisadores e ganharam força no tratamento de infecções.

O gelo porque tem ação anestésica e ajuda a reduzir o hematoma no local atingido, já a compressa quente ajuda a aumentar a circulação sanguínea e é mais indicada para ser usada em uma distensão muscular ou uma dor mais crônica.

A compressa morna pode ser utilizada de 3 a 4 vezes ao dia, durante 10-15 minutos cada vez. Ela sempre deve estar enrolada em uma fralda de pano ou em um tecido fino, para evitar queimaduras.

O calor relaxa os músculos, dilata os vasos e aumenta o fluxo sanguíneo, ação que contém o processo inflamatório e purifica a região. O sal age como potente antiinflamatório, sem contar a questão energética. Quem nunca ouviu falar dos poderes do sal para combater as más energias?

Tratamento para íngua no pescoço
Quando se trata de condições mais específicas, como as doenças autoimunes, a tuberculose e tumores, o tratamento é personalizado para cada paciente. Pode envolver o controle da doença de base, realização de biópsias (por punção e/ou abertas) ou mesmo cirurgia para remover os nódulos.

Caroço no pescoço que se move
Na grande maioria dos casos, ocorre resolução do quadro sem necessidade de intervenção médica. Diferentemente, quando têm consistência dura e são fixos, ou seja, não se movem quando tentamos manipulá-los, podem estar associados a algum tipo de câncer.

Principais opções de tratamento para linfonodos cervicais
Às vezes, o uso de antivirais ou de antibióticos, em caso de doenças infecciosas bacterianas, pode ser necessário. Se não houver melhora em algumas semanas, o médico pode solicitar uma biópsia para verificar a existência de tumores malignos ou benignos.