Quais são os exercícios para incontinência urinária?

Perguntado por: agomes . Última atualização: 19 de julho de 2023
4.5 / 5 11 votos

Os exercícios de Kegel e a ginástica hipopressiva são uma das melhores formas naturais de controlar a incontinência urinária. Esses movimentos simples podem ajudar muitas mulheres e homens, independentemente da sua idade ou da causa do problema.

O tratamento da incontinência urinária por esforço é basicamente cirúrgico, mas exercícios ajudam a reforçar a musculatura do assoalho pélvico. Para a incontinência urinária de urgência, o tratamento é com medicamentos e fisioterapia.

Perder peso; Alimentação adequada; Reduzir a cafeína; Reduzir o consumo de álcool para melhorar a incontinência.

Exercícios de Kegel
A melhor forma para realizá-los é esvaziando a bexiga, e depois deitando de barriga para cima e fazer contrações 10 vezes seguidas, e depois descansar por 5 segundos. Deve-se fazer mais 9 repetições dessa série, totalizando 100 contrações.

Conheça 3 melhores exercícios para o assoalho pélvico

  • Saquinho no períneo. Esse movimento é realizado para relaxar o períneo, um conjunto de músculos que sustentam os órgãos dentro da bacia. ...
  • PTL. ...
  • Exercícios sobre a bola. ...
  • A importância de fortalecer essa musculatura.

Uma da formas de tratamentos mais utilizadas é a partir de medicamentos específicos, como oxibutinina, cloreto de tróspio, estrogênio ou imipramina, por exemplo, prescritos como forma de reduzir as contrações da bexiga ou melhorar diretamente a ação do esfíncter da uretra, assim diminuindo os episódios de incontinência ...

O chá de funcho é perfeito para a incontinência urinária, já que tem propriedades diuréticas. Esse chá ajuda a conter a urina e a facilitar o ato de esvaziar a bexiga por completo.

Refrigerantes e bebidas gaseificadas são irritantes também (exceto a água com gás, que tem quantidades menores de gás). Bebidas alcoólicas devem ser evitada. Prefira bebidas como suco de uva, amora, cereja e maçã que não irritam a bexiga e podem ajudar a reduzir o odor da urina.

Ocorre quando os músculos do assoalho pélvico (músculos que cobrem a cavidade inferior da bacia e sustentam os órgãos que estão no abdômen) são forçados durante esforço físico e se tornam enfraquecidos ou alongados demais. Isso leva a perdas urinárias em episódios, podendo ocorrer em gotas ou em grande quantidade.

Quanto tempo para os exercícios de kegel fazerem efeito? Como todo processo de fortalecimento de músculos, o resultado nunca é imediato. Além disso, os efeitos poderão ser percebidos conforme a frequência de exercícios e a intensidade do treino. Segundo especialistas, os resultados podem ser percebidos após 3 semanas.

Distrair-se e apertar os músculos do pavimento pélvico, em vez de correr imediatamente para a casa de banho quando sente urgência, são métodos úteis de exercício. Planear as idas à casa de banho e manter um diário da bexiga também pode ajudar.

Pontes:

  1. Deite-se no chão;
  2. Flexione os joelhos e coloque os pés no chão. Alinhe os joelhos com a largura dos quadris;
  3. Mantenha a lombar protegida, contraia os músculos do assoalho pélvico e levante os quadris do chão, sempre mantendo as costas retas.
  4. Segue essa posição por 10 segundos;
  5. Solte;
  6. Repita.

A fisioterapia do assoalho pélvico ensina principalmente como apertar e relaxar a região do assoalho pélvico em relação a outros músculos. Mas outros exercícios também são abordados e complementados, como o exercício respiratório, que influencia diretamente os demais exercícios e os torna mais eficazes.

A maioria dos pacientes apresenta algum grau de incontinência urinária que normalmente se resolve num intervalo de três a doze meses após a cirurgia radical da próstata.

Como fazer os exercícios de kegel:
Voltar a contrair o músculo pubococcígeo depois de urinar para se certificar que sabe contrair o músculo corretamente; Realizar 10 contrações seguidas do músculo; Relaxar por alguns instantes; Retomar o exercício, fazendo, pelo menos, 10 séries de 10 contrações todos os dias.