Qual a cirurgia para incontinência urinária feminina?

Perguntado por: agoncalves . Última atualização: 19 de julho de 2023
4.4 / 5 4 votos

Hoje em dia, é possível realizar este tipo de procedimento em regime ambulatorial (com possibilidade de alta no mesmo dia). O implante de sling sintético proporciona melhora da incontinência urinária em 70 a 90 % das pacientes.

Como é feita a cirurgia de incontinência urinária? A cirurgia para incontinência urinária de esforço feminina normalmente é realizada a partir de uma técnica que consiste na colocação de uma fita (de tecido próprio ou sintética) sob a uretra, aumentando assim sua capacidade de segurar o xixi.

Colocação de Esfíncter Urinário Artificial
Este é o tratamento de eleição para a incontinência urinária de esforço moderada a grave, causada por deficiência do esfíncter.

Conhecida por cirurgia de sling , o procedimento Tension Free Vaginal Tape (TVT) consiste na introdução de uma fita de polipropileno, via vaginal, abaixo da uretra, com o objetivo de dar maior sustentação à uretra e reduzir as eventuais perdas de urina.

A cirurgia de sling e a perineoplastia são procedimentos cirúrgicos distintos. A cirurgia de sling é indicada para tratar a incontinência urinária, enquanto a perineoplastia é usada para melhorar a função e aparência do períneo.

Incontinência urinária pode ser tratada com cirurgia, botox ou fisioterapia.

Evitar esforço por 30 dias
Um dos cuidados após cirurgia urológica mais importantes é evitar qualquer esforço físico que exija força, como carregar peso ou empurrar objetos pesados, por cerca de 30 dias.

Entretanto, o procedimento não é isento de complicações, que ocorrem em aproximadamente 5% dos casos. Os principais problemas estão relacionados como extrusão do sling para a vagina, dificuldade para urinar, dor no local da malha, dor para relação sexual, infecções urinárias, entre outras.

Em dois estudos, os slings (fita que corrige a incontinência urinária de esforço) foram removidos 3 a 6 anos após implante. Nessas pacientes, 10 a 20% desenvolveram novos episódios de incontinência urinária.

Quanto custa uma cirurgia de períneo? Os custos de uma perineoplastia podem variar bastante por diversos fatores incluindo honorários médicos, custos hospitalares, entre outros. No entanto, é possível encontrar esse procedimento por valores que vão de R$ 6.000,00 a R$ 20.000,00.

Entenda como funciona a cirurgia de bexiga baixa
Lembrando que o procedimento cirúrgico para prolapso vaginal costuma ser feito com anestesia peridural e com duração de aproximadamente 45 minutos, variando conforme a realidade de cada paciente.

Em geral, a cirurgia de incontinência urinária sling está indicada para as pacientes que apresentam incontinência urinária moderada e grave. Ou nos casos de incontinência urinária leve em que tratamentos iniciais, como medidas comportamentais e/ou fisioterapia ou laser, não funcionaram.

Você será capaz de voltar a realizar suas atividades diárias ao fim de uma semana após a cirurgia. Aconselhamos a evitar pegar em pesos e praticar esforços durante 6 semanas, para permitir a cicatrização das feridas e para o sling ficar bem posicionado.

Esse tratamento minimamente invasivo nada mais é do que a introdução de uma fita de polipropileno (ou de tecido do próprio corpo da paciente) abaixo da uretra, por via vaginal, com o objetivo de aumentar a resistência uretral e reduzir a perda de urina.

A perineoplastia está indicada para mulheres que foram submetidas a um parto vaginal e apresentam rotura de corpo perineal, uma região que fica entre a fúrcula vaginal e o ânus e pode romper no parto e causar a sensação de “vagina larga”.

Há também 1% de chance de retenção urinária (dificuldade para urinar) imediatamente após a cirurgia, o que tende a regredir naturalmente em alguns dias. Pode também haver dificuldade para evacuar (constipação) nas primeiras seis semanas. Em alguns casos pode haver desconforto durante a atividade sexual.