Como falar sobre mim no LinkedIn?

Perguntado por: abaptista . Última atualização: 17 de julho de 2023
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O resumo do LinkedIn fica logo abaixo dos "Destaques" no seu perfil, mais conhecido como "sobre". Para escrever o seu resumo, acesse o seu perfil no LinkedIn e toque em “Adicionar seção do perfil”. Em seguida, clique em “Sobre”. Uma caixa de texto se abrirá para que você comece a escrever.

Para fazer isso, basta clicar em "Adicionar seção do perfil" e dentro da aba "Principal" escolher "Adicionar sobre", que é um campo com até 2.600 caracteres, para que você escreva sobre seus anos de experiência, setor, competências e também sobre conquistas e empregos anteriores.

Exemplos práticos

  • Profissão;
  • Principal adjetivo de soft skill;
  • Seu tempo de experiência ou se busca a sua primeira oportunidade;
  • Atuação mais expressiva da sua carreira;
  • Alguma conquista na área ou até mesmo curso, idioma ou ação voluntária;
  • Como a sua contratação irá trazer benefícios para a empresa.

Como fazer o Perfil Profissional?

  1. Formação acadêmica atual.
  2. Descreva as conquistas realizadas em seu percurso profissional.
  3. Posições de destaque.
  4. Disponibilidade para mudanças e viagens.

Veja como escrever um perfil breve para o seu site ou marca:

  1. Apresente-se.
  2. Informe o nome da sua empresa ou marca.
  3. Descreva seu cargo.
  4. Inclua realizações profissionais.
  5. Aborde suas paixões e valores.
  6. Mencione seus interesses pessoais.

Considere os seguintes pontos para um bom “pitch”:

  1. Compartilhe suas habilidades. Uma boa apresentação pessoal deverá explicar quem é você e quais são as suas habilidades e qualificações. ...
  2. Mencione seus objetivos. ...
  3. Conheça o seu público e fale com ele. ...
  4. Seja positivo e flexível. ...
  5. Pratique, pratique e pratique.

Como escrever o resumo do LinkedIn; veja 5 dicas

  1. Planeje o que escrever. ...
  2. Fale sobre sua trajetória profissional. ...
  3. Use palavras-chave. ...
  4. Vá direto ao ponto. ...
  5. Pesquise perfis relevantes da sua área para se inspirar.

Destaque suas principais habilidades e realizações. No corpo do resumo, liste de três a cinco habilidades relevantes, acompanhadas de exemplos concretos de como você as aplicou com sucesso. Utilize frases curtas e objetivas para transmitir suas qualificações de forma clara e convincente.

6 exemplos de como me descrever bem em poucas palavras

  1. 1 – Identifique seus pontos fortes mais relevantes. ...
  2. 2 – Seja específico e evite clichês. ...
  3. 3 – Mencione realizações notáveis. ...
  4. 4 – Adapte sua descrição ao público-alvo. ...
  5. 5 – Inclua aspectos pessoais quando apropriado. ...
  6. 6 – Mantenha a autenticidade.

Como devo autodescrever-me?

  1. Prepare-se com antecedência. Tenha a autodescrição por escrito e limite-se a ler o que escreveu. ...
  2. Diga o seu nome e repita-o de cada vez que fala. Comece sempre com o seu nome e a organização em que trabalha, se for relevante. ...
  3. Seja conciso e breve na sua autodescrição.

Um perfil profissional, também conhecido como perfil pessoal, é um pequeno texto introdutório colocado no topo curriculum vitae que apresenta aspetos relevantes do candidato para a vaga em questão: experiência profissional, percurso académico e competências são alguns dos aspetos mais comuns nesta secção.

Descreveria o meu estilo de trabalho como flexível e adaptável. Sou capaz de trabalhar de forma independente, mas também posso trabalhar numa estrutura mais orientada para a equipa. Por exemplo, colaborei com até 15 pessoas em certos projectos no meu trabalho actual, por exemplo.