Como evitar o acúmulo de cera no ouvido?

Perguntado por: ailha5 . Última atualização: 2 de julho de 2023
4.3 / 5 19 votos

Para evitar o acúmulo de cera, procure não obstruir o conduto auditivo externo ou usar as hastes flexíveis com algodão na ponta. O conduto não precisa ser limpo todos os dias já que a produção ocorre de forma lenta e progressiva.

A consequência do excesso é vontade de remover e, assim, outra causa de acúmulo é o uso de cotonete. Com o tamanho da haste comparado ao diâmetro e profundidade do conduto, a tendência é levar as secreções cada vez mais para dentro em vez de remover.

respire fundo e aperte o nariz, com a boca fechada, tente expirar suavemente pelo nariz. Isso deve criar pressão suficiente para “estourar” ou desobstruir o ouvido. Não sopre demais para evitar danificar o tímpano. Quando a trompa de Eustáquio se abrir, mastigue chiclete ou chupe balas duras para mantê-lo aberto.

Além disso, esteticamente não é agradável o excesso de cera. Mas o ouvido é um órgão que é “autolimpante”, não precisando higienizar a parte interna. Não existe uma frequência correta para limpar os ouvidos, mas o ideal é secá-lo após o banho e fazer a limpeza com a toalha.

Simples: não tire. A cera sai sozinha. Basta passar o dedo no ouvido para tirar a cera que já saiu. Por outro lado, quando a pessoa já está com o ouvido entupido, a cera não sai sozinha: é preciso fazer uma lavagem de ouvido.

A secreção excessiva pode ocorrer devido a infecções no ouvido interno e externo, lesões no tímpano ou mesmo por corpos estranhos. Geralmente, a secreção tem uma coloração transparente, amarela, avermelhada ou branca e apresenta mau cheiro quando causada por bactérias.

São eles:

  1. Desconforto ou sensação de ouvido entupido;
  2. Coceira;
  3. Perda parcial de audição;
  4. Zumbido;
  5. Tonturas;
  6. Tosse.

Confira 5 dicas para desentupir

  • Boceje algumas vezes. Ao abrir e fechar a boca, você vai viabilizar a passagem de ar pela tuba auditiva. ...
  • Coloque água na boca. Outra medida que contribui para o equilíbrio de pressões é simplesmente colocar água na boca. ...
  • Masque um chiclete. ...
  • Incline a cabeça. ...
  • Procure um especialista.

R$100,00

Normalmente, a lavagem de ouvido é feita em consulta com um otorrinolaringologista, e custa em média, R$100,00 (cem reais). O valor irá depender da clínica e do profissional responsável pelo tratamento. Por fim, não deixe de cuidar da sua saúde.

Uma forma simples de fazer isso é deixar um pouco de água morna entrar em seu canal auditivo durante o banho. Passe gentilmente um pano limpo na entrada do ouvido para remover um pouco do líquido. Seja cuidadoso ao utilizar água morna. A temperatura da água não deve ser quente, apenas morna.

Vale lembrar que o canal auditivo pode ser comparado à região bucal, pois ambos apresentam micro-organismos bons e ruins para o funcionamento do corpo. Portanto, tentar limpar totalmente o ouvido, faz mal à saúde, pois você retira a sua proteção natural.

A dose usual é de 5 gotas no ouvido, 3 vezes ao dia, com intervalo de aproximadamente 8 horas entre as doses. Aplique Cerumin com a pessoa deitada e com o ouvido afetado virado para cima. Após a aplicação, o paciente deve ficar deitado e sem se mover por 5 minutos para garantir a penetração da solução.

Não remover o excesso de cera: mesmo que ainda exista quem queira remover de forma abrupta, há pessoas que acreditam que não a remover, fará com que ela saia sozinha, o que é um erro, pois, excesso de cerúmen, pode ocasionar um bloqueio no conduto auditivo, causando incômodo, zumbido, coceira ou perda parcial da ...

A retirada do cerume pode ser feito através de lavagem, aspiração, ou por meio de pinças por um médico otorrino, a fim de não trazer traumas e lesões ao ouvido.