Como eu sei que estou tendo contrações?

Perguntado por: obrito8 . Última atualização: 11 de julho de 2023
4.8 / 5 12 votos

As contrações, percebidas por algumas mulheres como endurecimento da barriga, são sentidas no abdome – na parte inferior – ou nas costas. Elas ocorrem porque o útero está se contraindo e relaxando ao mesmo tempo, movimento que vai ajudar a abrir o colo e empurrar o bebê para o canal de nascimento.

No início, as contrações parecem cólicas menstruais ou uma dor nas costas que vai e vem em intervalos de 20 a 30 minutos. Aos poucos, a dor se torna mais forte e dura mais tempo. As contrações também se tornam mais frequentes, até que elas vêm em intervalos de três a cinco minutos.

A sensação pode ser de que o útero está “dando um nó”. As contrações podem não ser dolorosas no início, mas há um aumento gradual na intensidade, começando da parte superior do útero e irradiando-se pela barriga e parte inferior das costas.

2Contrações do parto costumam ser ritmadas, dolorosas e intensas; 3As contrações verdadeiras causam dor e incômodo até mesmo na região lombar; 4Fique atenta a todos os sinais, principalmente quando o tempo de gestação está chegando ao fim.

A gestante passa a emitir ruídos que soam como vogais abertas ou um zumbido ressonante. Com 5-7cm os ruídos são mais altos, praticamente impossível falar durante uma contração, e os sons podem tornar-se repetitivos.

Sim, é possível. Você pode perceber isso semanas ou dias antes de entrar em trabalho de parto, mesmo no início do próprio trabalho de parto.

1O pré-parto acontece quando o bebê começa a se colocar na posição do nascimento, o que pode ocorrer até 15 dias antes do parto. 2Muitos sintomas podem acompanhar essa fase, como cólicas, vontade de ir ao banheiro, perda de peso, picos e baixas de energia, muco com sangue.

A dor das verdadeiras contrações do parto geralmente começa nas costas e se move para a frente. A dor de falsas contrações geralmente é sentida apenas na frente.

2 – Contrações de expulsão
São longas, ou seja, a barriga fica endurecida por mais tempo; São ritmicas e regulares (intervalos fixos entre elas como de 15 em 15 minutos, 10 em 10 minutos);

Quando isso acontece, a mulher sente um líquido escorrendo pelas pernas. Ele é quente e tem um odor forte, que lembra água sanitária”. Segundo Tedesco, o rompimento provoca uma perda de líquido involuntária. “Não é como urina, que se consegue prender”, Na maioria das vezes, o volume da perda é grande.

Poucos dias antes de parir, o barrigão ganha outro formato, ficando mais 'baixo'. É sinal de que o bebê se moveu, provavelmente em direção à pelve. Nessa posição, ele fica com a cabeça para baixo, diminuindo a pressão do útero sobre o diafragma - um alívio para a mãe, que pode respirar melhor.