Como estudar para algoritmo?

Perguntado por: emoreira . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.5 / 5 8 votos

Como estudar algoritmos em 3 passos

  1. Passo 1: Tenha um objetivo e saiba o que precisa estudar. Para que você quer estudar algoritmos? ...
  2. Passo 2: Entenda profundamente o algoritmo. ...
  3. Passo 3: Entenda as aplicações e faça exercícios.

Encontre um livro, curso ou outra fonte de conhecimento formal que discorra sobre lógica algorítmica, faça exercícios em pseudocódigo e domine os conceitos básicos. Após isso, você poderá começar a experimentar com o desenvolvimento de algoritmos simples na sua linguagem de programação preferida.

São elas: seqüencial, condicional e de repetição. Nesta estrutura o comando-3 somente será executado após o comando-2 e o comando-2 após o comando-1 e assim por diante.

Com essas 7 maneiras incríveis de treinar sua lógica de programação, algoritmo e estrutura de dados todos os dias.

  • HackeRank.
  • LeetCode.
  • Codeforces.
  • HackerEarth.
  • CodeChef.
  • CodeWars.
  • CodinGame.

Ao estudarmos algoritmos, podemos aprender técnicas de análise que nos permitem comparar e contrastar soluções baseadas unicamente em suas próprias características, não as características do programa ou computador utilizado para implementá-los.

Um bom algoritmo possui algumas características, dentre as quais destacamos: – Ele tem que ter fim – para poder resolver o problema precisa ser finito. – Não ambíguo – sem margem para dupla interpretação. – Capacidade de receber dados de entrada do mundo exterior (interação).

Então a primeira dica para acelerar o aprendizado em lógica de programação é começar pelas bases, ou seja, estudar matemática, principalmente a disciplina de lógica. Existem muitos livros do ensino fundamental que vem com vários exercícios de lógica aplicada que são legais para se fazer e é um bom ponto para começar.

Os três tipos mais utilizados de algoritmos são a descrição narrativa, o fluxograma e o pseudocódigo (também conhecido como Linguagem Estruturada ou portugol).

Abaixo estão listados alguns passos importantes para a escrita de um algoritmo computacional:

  1. Preste atenção à ordem lógica da execução das tarefas;
  2. Lembre-se de que ele deve ter um início e fim;
  3. Ele deve ser completo;
  4. Deve ter um alto nível de detalhes;
  5. Cada tarefa é uma instrução, assim, defina-a bem.

Entrada, processamento e saída
Ao montar um algoritmo, precisamos primeiro dividir o problema apresentado em três fases fundamentais. Onde temos: — Entrada: são os dados de entrada do algoritmo. — Processamento: são os procedimentos utilizados para chegar ao resultado.

O Quicksort é o algoritmo mais eficiente na ordenação por comparação. Nele se escolhe um elemento chamado de pivô, a partir disto é organizada a lista para que todos os números anteriores a ele sejam menores que ele, e todos os números posteriores a ele sejam maiores que ele.

VisuAlg é um aplicativo para Windows que permite editar, interpretar e executar algoritmos com uma linguagem próxima do português estruturado como um programa normal de computador. Essa ferramenta é ideal para o aprendizado das técnicas de elaboração de algoritmos.

Ou seja, é uma forma automática de fazer as coisas, como, por exemplo, levantar da cama e se preparar para então começar um dia de trabalho ou seguir todos os dias o mesmo caminho e pegar o mesmo ônibus para chegar a um determinado ponto.

Enquanto a lógica de programação é a estruturação de conceitos e regras que orientam a execução do algoritmo, o algoritmo é a receita, ou seja, os comandos em um passo a passo claro e lógico que conduzem as ações para a resolução de um problema ou para atingir determinado objetivo.

Top 5 algoritmos em Machine Learning

  1. Algoritmo do Classificador Naïve Bayes. ...
  2. Suporte ao algoritmo de aprendizado de máquina vetorial (SVM) ...
  3. Algoritmo de agrupamento K. ...
  4. Algoritmo Apriori. ...
  5. Algoritmo da Árvore de Decisão.