Quem inventou o cálculo?

Perguntado por: uaparicio . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.4 / 5 17 votos

Issac Newton

61) é aos gregos que se deve a idéia que dá sustentação ao Cálculo: Geralmente se diz que o Cálculo foi inventado por Issac Newton (1642-1727) e por Gottfried Wilhelm Leibniz (1646-1716) durante a década de 1665-1675, mas isso não é inteiramente verdadeiro.

O físico inglês Isaac Newton (1642– 1727) interessou-se pela matemática lendo obras de diversos matemáticos, e acabou “criando a sua própria matemática” para provar que a sua teoria física sobre a gravitação universal e a força centrípeta estava correta (GAYO, 2010), primeiramente “…

O ábaco foi a primeira calculadora da história. Criado pelos chineses no século 6 a.C, esse instrumento dispunha de fios paralelos e arruelas deslizantes, capazes de realizar contas de adição e subtração.

A explicação para essas duas – e tão diferentes – acepções de cálculo deve ser buscada no latim calculus, “pedrinha, seixo, calhau”. Trata-se de um diminutivo de calx, “pedra calcária”, ancestral de termos como cal e cálcio.

A diferenciação se originou de problemas relativos ao traçado de tangentes a curvas e de questões que buscavam determinar máximos e mínimos de funções, na Grécia antiga, porém a primeira manifestação realmente clara do método diferencial data de 1629 (EVES, 2004).

São um conjunto de três leis capazes de explicar a dinâmica que envolve o movimento dos corpos. Essas leis foram publicadas pela primeira vez pelo físico inglês Isaac Newton, no ano de 1687, em sua obra de três volumes intitulada Princípios Matemáticos da Filosofia Natural.

MA111 - Cálculo I

  • Números reais. Números Naturais, Inteiros, Racionais e Irracionais. ...
  • Funções. Modos de representar funções. ...
  • Limite e continuidade. Definição precisa de limite. ...
  • Derivada. Tangentes e Derivadas. ...
  • Aplicações da Derivada. Valores extremos de uma função. ...
  • Integral. Primitiva. ...
  • Técnicas de Integração. ...
  • Aplicações da Integral.

Podemos dividir a Matemática em duas partes, o cálculo numérico e o cálculo algébrico. O cálculo numérico envolve as operações da adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação e radiciação, envolvendo os números reais.

A matéria costuma ser estudada em duas divisões: Cálculo diferencial e Cálculo integral. Faz parte de diversas disciplinas de exatas, como Química, Física, Economia, Engenharia.

Pitágoras de Samos

O filósofo e matemático grego Pitágoras de Samos (aprox. 570 a.C. – aprox. 496 a.C.) é considerado por muitos como o “Pai da Matemática”. A vida de Pitágoras está envolvida em muitas lendas, por isso torna-se difícil relatar a sua história.

Cálculo é a parte da matemática em que se estudam mudanças e movimento, limites e áreas. A principal diferença entre a matemática estudada no colégio e a que você vai estudar em cálculo é a presença do infinito que agora passa a ter um papel importante.

A disciplina de Cálculo tem o objetivo de ensinar aos estudantes a capacidade de compreender e resolver problemas dentro e fora da Matemática. Isso porque a disciplina aprofunda os conhecimentos obtidos ao longo da Educação Básica sobre como empregar fórmulas, conceitos e equações.

Este é um ramo da matemática derivado da álgebra e da geometria, que estuda as variações de grandeza e quantidades e aborda temas como limites, derivadas e integrais. Na graduação, costuma fazer parte dos cursos de química, física, economia, engenharia, matemática, ciência da computação e outros.