Como escolher maracuja?

Perguntado por: . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.6 / 5 14 votos

A cor e a textura são os indícios mais fortes para definir se está boa ou não para o consumo. Caso o consumo do maracujá seja rápido, é necessário identificar se ele está bem amarelo, com a casca enrugada e sem nenhum sinal de manchas escuras ou rachaduras. Outra dica é ver se ele aguenta uma leve pressão na casca.

Escolher o fruto com a maior quantidade de polpa possível é simples: sempre escolha os maracujás mais pesados. Pegue dois do mesmo tamanho e verifique o peso: o mais pesado certamente terá mais polpa.

Maracujás azedos devem sempre estar bem amarelinhos e com a casca mais enrugada. Já os doces devem estar com a casca bem lisa e firme. E quanto mais intensa a cor do roxo, mais maduro ele está.

Você vai perceber a polpa balançando. Se a casca estiver enrugando, é porque já está ficando. maduro.

Um maracujá bom é aquele que tem bastante polpa. Desta maneira, o suco feito dele rende mais, assim como os recheios para bolos, mousses, coberturas, molhos e outros preparos. Assim, para escolher um maracujá com bastante polpa, verifique seu tamanho e seu peso.

Como consumir maracujá
As pessoas podem comer tanto as sementes quanto a polpa, ou apenas a polpa.

O maracujá doce, também conhecido como maracujá açú, é uma fruta originária da América do Sul e muito apreciada por seu sabor único e delicado. Diferente do maracujá azedo, sua polpa é mais suave e adocicada, com notas levemente ácidas.

O maracujá disponível no mercado mundial é pequeno e a polpa é mais doce, consumida na própria casca com o auxílio de uma colher.

Ele pode ser consumido puro, em forma de suco e sobremesas, porém suas propriedades são utilizadas também na indústria cosmética e farmacêutica para fabricação de produtos de beleza e medicamentos.

Especialistas não recomendam consumo porque processo de apodrecimento pode estar acontecendo mesmo onde não é visível. Encontrou uma espécie de "pelúcia" ou pontinhos de mofo nas frutas? Não dá para simplesmente cortar o pedaço com mofo e aproveitar o resto.