Como entender e-commerce?

Perguntado por: ualves . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.1 / 5 19 votos

O e-commerce funciona como uma loja virtual e representa um excelente canal de venda online para as empresas. Na prática, significa que o lojista pode comercializar os seus produtos por meio de um site exclusivo e personalizado e, se preferir, centralizar ali as suas operações.

E-commerce, ou comércio eletrônico, é uma modalidade de negócio em que as transações comerciais são realizadas totalmente online. Desde a escolha do produto pelo cliente, até a finalização do pedido, com o pagamento, todo o processo deve ser realizado por meios digitais.

Qual formação é necessária para trabalhar com e-commerce? Para ingressar na área de e-commerce, seja com o intuito de trabalhar em um grande varejista ou abrir o próprio negócio, é necessário ter conhecimento em gestão de negócios, logística e tecnologia. Por esse motivo, algumas graduações são mais indicadas.

Também chamado de comércio eletrônico ou comércio online, o e-commerce é um tipo de negócio em que há a compra e venda de produtos totalmente através da internet. Sendo assim, todas as partes da compra do produto são online: a seleção do produto, escolha de endereço para a entrega, forma de pagamento e compra.

Os 10 maiores e-commerces do Brasil
Apenas 10 das maiores lojas do Brasil detêm 48,9% de toda a audiência do e-commerce no Brasil; o líder Mercado Livre tem 13,9% de share, enquanto Amazon Brasil possui 7,9% e Shopee fica em terceiro lugar, com 6,0%.

Salários do cargo de E-commerce – Brasil
A média salarial de E-commerce é de R$ 7.421 por mês nessa localidade (Brasil).

Modelo de negócios que permite relações comerciais entre os consumidores, sem participação de uma empresa, e que se expandiu a partir da Internet, principalmente em marketplaces. Principais exemplos no Brasil: OLX, Mercado Livre, Ebay, Enjoei.

O Analista de E-commerce é o braço direito do Coordenador. Geralmente a função é atribuída a profissionais de perfis híbridos, ou seja, que utilizam na rotina diária, conhecimentos múltiplos, como design, fotografia, mídias sociais, e-mail marketing e atendimento ao cliente.

Qual é a melhor plataforma de e-commerce? Escolher qual é a melhor plataforma de e-commerce depende do que o empreendedor digital está buscando para o seu negócio. Mas algumas das melhores plataformas de e-commerce do Brasil são: Loja VirtUOL, Shopify, Nuvemshop e Mercado Livre.

A partir desta comparação é possível observar que o e-commerce se refere a qualquer forma de venda pela internet — como marketplaces ou as lojas virtuais. Já a loja virtual refere-se a páginas de venda específicas, dedicadas a uma loja ou produto.

Tipos de e-commerce

  1. Business to business (B2B) No B2B, as transações ocorrem entre empresas, ou seja, é uma empresa vendendo produtos ou serviços para outras empresas via loja virtual. ...
  2. Business to consumer (B2C) ...
  3. Consumer to consumer (C2C) ...
  4. Consumer to business (C2B) ...
  5. Business to administration (B2A)

Salários do cargo de vendedor e commerce – Brasil
Como a média salarial de R$ 18.615 se aproxima da realidade para você?

As vantagens do e-commerce vão fazer a sua marca ficar de olho nas oportunidades online. Se a sua marca ainda não está na internet, está na hora de mudar de ideia. As vantagens do e-commerce vão além do aumento nas vendas e incluem a captação de mais clientes, maior alcance e melhor relacionamento com o consumidor.

Dessa forma, para resumir a diferença entre e-commerce e marketplace, podemos afirmar que o segundo é o local onde vendem-se diversos produtos de vários lojistas, enquanto o primeiro é um espaço digital próprio que disponibiliza diferentes mercadorias de um único lojista.

7 setores em alta no e-commerce brasileiro

  • Smartphones, telefones celulares. A venda de telefones celulares e smartphones continua se destacando e crescendo no mercado eletrônico nacional. ...
  • Informática. ...
  • Calçados, roupas e acessórios. ...
  • Beleza e saúde. ...
  • Esporte e Fitness. ...
  • Games. ...
  • Decoração e mobília.

São cursos da área da Administração, Comunicação, Tecnologia e outros setores, que são fundamentais para que uma empresa de e-commerce tenha sucesso com os consumidores e alavanque as suas vendas pela internet.