Como é que se escreve a palavra Desculpe?

Perguntado por: arodrigues . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.5 / 5 4 votos

Desculpe vem do verbo desculpar. O mesmo que: perdoe, absolva.

Desse modo, temos: Desculpe-me pela demora. Desculpe pela insistência. A conclusão a que chegamos é que o verbo em questão tanto pode ser usado na forma transitiva como na forma pronominal.

A- Não pronominal, com um complemento sem preposição ou sem complemento (“Desculpar algo” ou “Desculpar”): – Desculpem o transtorno.

Perdão de culpa ou ofensa. 2. Alegação atenuante ou justificativa de culpa, ofensa, descuido. 3.

Para pedir desculpas de forma elegante, seja sincero, claro e respeitoso. Reconheça especificamente o que você fez de errado, assuma a responsabilidade e, se possível, ofereça uma solução ou compensação. Mantenha um tom calmo e educado ao longo da conversa ou mensagem.

Dizemos desculpa, quando tratamos a pessoa por tu; dizemos desculpe, quando não a tratamos por tu. Dois exemplos: Tu tens razão, mas desculpa, que eu não sabia disso.

Depende do que se quiser dizer. Se o sujeito enunciador pretender pedir desculpa por um ato que praticou, deverá escrever ou dizer «Peço imensa desculpa»; contudo, se tiver praticado mais de um ato desagradável, deverá expressar-se: «Peço imensas desculpas».

Tente dizer algo como:

  1. “Agradeço pelo seu pedido de desculpas.”
  2. “Obrigado por dizer isso.”
  3. “O que você fez me magoou muito, mas significa bastante ler este pedido de desculpa. Obrigado.”

Formas de pedir desculpas em inglês. Normalmente, a maioria das pessoas se acostumou a utilizar "I´m sorry" ou "excuse me" para se desculpar em inglês. Acontece que ambas são utilizas em diferentes situações. Por exemplo, se for pedir licença para alguém que está bloqueando o caminho, cabe usar "excuse me".

Em casos de demora, a saída pode ser substituir “desculpe o atraso” por “obrigado pela paciência [em me esperar]”. Se for em uma situação de estresse, troque o “sinto muito, você está estressado” por “notei que você está atarefado. Posso ajudá-lo? Precisa de uma pausa?”.