Como é o valor de uma fração imprópria?

Perguntado por: acosta . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.5 / 5 8 votos

A fração imprópria é o contrário da fração própria. Uma fração é conhecida como imprópria quando o numerador é maior que o denominador.

Uma fração é imprópria quando o seu denominador é menor que o seu numerador. Quando essa representação do número é uma fração imprópria, podemos transformá-la em uma fração mista, sendo possível o inverso também, ou seja, representar uma fração mista como imprópria.

As frações impróprias, no entanto possuem numerador com valor absoluto maior que o do seu denominador. A fração 7/3 é um exemplo de fração imprópria. A fração 7/3 representa mais que uma fração de um inteiro.

b. Frações impróprias: são aquelas cujo numerador é maior do que o denominador, ou seja, representa mais do que um inteiro (uma unidade) dividido em partes iguais. 5/3, portanto, é uma fração imprópria.

Fração imprópria, o numerador é maior ou igual ao denominador. Exemplos, quatro terços, cinco quintos, seis quartos. Fração aparente, o numerador é múltiplo do denominador. Exemplos, seis terços, vinte e quatro doze avos, oito quartos.

Para converter uma fração em um número decimal, dividimos o numerador pelo denominador. Se temos um número misto, o número inteiro fica à esquerda da vírgula decimal.

uma fração própria: quando o numerador é menor que o denominador; uma fração aparente: quando, ao dividir o numerador pelo denominador, a resposta é um número inteiro; uma fração imprópria: quando a fração não é aparente e o numerador é maior que o denominador.

Como obter uma fração imprópria a partir de um número misto? Exemplo: Transformar o número misto 314 em fração imprópria. Multiplicamos o denominador 4 pelo inteiro 3, obtendo 12. Somamos com o numerador 1, obtendo 13.

Fração aparente: é aquela cujo numerador é um múltiplo do denominador e aparenta ser uma fração mas não é, pois representa um número inteiro. Como um caso particular, o zero é múltiplo de todo número inteiro, assim as frações 0/3, 0/8, 15/3 são aparentes, pois são números inteiros.

Classificação de frações
- fração própria: o numerador é menor do que o denominador; - fração imprópria: o numerador é maior ou igual ao denominador; - fração aparente: o numerador é um múltiplo do denominador.

Resumindo: Para determinar a fração de uma quantidade, basta dividir essa quantidade pelo denominador e o resultado multiplicar pelo numerador.

A fração é a representação de uma divisão ou de partes de um todo. O número que fica em cima é conhecido como numerador da fração e representa quantas partes temos em relação ao todo. O número que fica embaixo é o denominador da fração e representa em quantas partes o todo foi dividido.

Uma fração é um número usado para representar parcelas de um valor inteiro que foi dividido em partes iguais, ou seja, se um objeto qualquer for dividido, o número que representará cada uma das partes obtidas nessa divisão será chamado de fração.

3) A fração 3/100 corresponde ao número decimal (A)0,003.