Como fazer operações com frações mistas?

Perguntado por: ixavier . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.3 / 5 14 votos

Para as chamadas frações mistas, aquelas em que estão presentes uma a parte inteira e outra fracionada, é preciso deixar a operação com fração com o mesmo valor de denominador e resolver de forma separada a soma de todas as partes inteiras e fracionárias.

Para isso, realizamos a divisão do numerador pelo denominador. O quociente da divisão será a parte inteira, já o resto será o numerador da parte fracionária, e o divisor será o denominador da parte fracionária, ou seja, o denominar continuará o mesmo.

As frações que possuem os denominadores diferentes devem ser resolvidas da seguinte forma: o primeiro passo é igualar os denominadores pelo processo do mmc (mínimo múltiplo comum), o segundo passo é dividir o novo denominador pelo antigo e o resultado multiplicar pelo numerador correspondente, o terceiro passo é ...

Soma de frações com denominador diferente
Para fazer soma de frações com diferentes denominadores, a primeira coisa a fazer é colocar um denominador comum: isto é o mínimo múltiplo comum entre os denominadores que existam. Em seguida, multiplicamos cada numerador pelo número que tenhamos multiplicado o denominador.

O método para a realização de tal conversão é bastante simples. Dividimos o numerador pelo denominador. O resto da divisão será utilizado como o numerador da parte fracionária. O quociente será a parte inteira e o denominador será o mesmo da fração original.

A fração (dois inteiros e um terço) é uma fração mista. Frações mistas possuem uma parte inteira que neste caso é igual a 2 e uma parte fracionária que neste caso é igual a 1/3.

Seguindo essa lógica, em qualquer operação matemática você deve começar resolvendo os parênteses, depois os expoentes, em seguida as multiplicações e divisões e por último a adição e a subtração. Quando as operações são do mesmo nível, elas devem ser resolvidas da esquerda para a direita.

Já a ordem de resolução das operações em si é a seguinte: Primeiro, calcular raízes ou potências, depois, multiplicações ou divisões. e, por fim, adições e subtrações.

Como transformar um número misto em uma fração imprópria? Agora fazendo o processo inverso, para transformar um número misto em uma fração imprópria, basta realizarmos a soma da parte inteira com a parte fracionária.

Na divisão de frações a regra é a seguinte: 1.º O numerador da primeira fração multiplica o denominador da segunda; 2.º O denominador da primeira fração multiplica o numerador da outra fração.