Como é feito o teste de virgindade?

Perguntado por: unogueira . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.5 / 5 5 votos

O teste é realizado inserindo dedos na vagina para inspecionar o hímen e ver se há rupturas, bem como analisar o canal vaginal para determinar se a mulher fez sexo alguma vez. A Organização Mundial da Saúde (OMS) afirma que não há evidências de que os testes provem que uma mulher teve relações sexuais vaginais ou não.

Em algumas regiões, é comum para os profissionais de saúde realizar testes de virgindade em vítimas de estupro, supostamente para verificar se houve ou não violência sexual. A análise é feita pela inspeção do hímen, para avaliar seu rompimento ou tamanho de abertura.

O exame vaginal, realizado pelo ginecologista, permite observar a presença, ausência ou ruptura recente do hímen, que ocorre durante o ato sexual vaginal com penetração, pela introdução de dedos e objetos ou por traumas vaginais.

Por meio de um exame ginecológico, o médico pode observar se o hímen já foi ou não rompido.

Realizar este tipo de prática, medicamente desnecessária e prejudicial, viola vários direitos humanos e padrões éticos, incluindo o princípio fundamental da medicina para "não causar danos". A OMS recomenda que o teste de virgindade não seja realizado em nenhuma circunstância.

Uma forma simples e viável de comprovar a virgindade, é através de uma avaliação médica, de preferência com o especialista, ginecologista, aonde será submetida a um exame clínico, para confirmar a presença do hímen.

O hímen nada mais é do que uma fina pele presente no início do canal vaginal. Se você tiver um, ele pode facilmente ser visto com um espelho. Qualquer produto de uso intravaginal pode romper o hímen, mas isso vai depender do tipo de hímen que a mulher tem, se ela tiver um!

Como já mencionamos, o hímen pode afrouxar ou romper na primeira relação sexual com penetração. Isso causa um pouco de sangramento e dor, mas nem todo mundo sente o mesmo.

Esse sangramento pode ser vermelho vivo ou amarronzado e durar até quatro ou cinco dias.

O hímen -membrana da vagina- demora de 12 a 15 dias para cicatrizar depois de rompido. Se os peritos concluírem que o hímen já estava cicatrizado, o casamento é anulado e os dois cônjuges voltam a ser solteiros, segundo as regras ainda em vigor.

Não, não tem como o/a ginecologista saber quando foi a última vez que você teve relações. As alterações que ocorrem na vagina durante a relação sexual, como a lubrificação, por exemplo, cessam quando o ato termina ou a mulher já não está mais excitada.

Após a primeira relação sexual as avaliações mudam. A partir desse momento, é essencial realizar frequentemente exames como o preventivo e outros para identificar doenças sexualmente transmissíveis, corrimento, entre outros problemas.

Nem sempre tem como saber se o hímen já foi rompido, porque tem menina que não sente esse rompimento. E se sangrar um pouquinho, tá tudo bem, também pode acontecer. Agora, se você notar um sangramento intenso, aí vale fazer uma visita ao ginecologista.