Como é a linguagem do autismo?

Perguntado por: eneves . Última atualização: 26 de setembro de 2023
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Crianças com TEA podem apresentar dificuldade no desenvolvimento de fala e linguagem, por vezes demoram para começar a falar e, quando isso acontece, a linguagem pode ser utilizada de forma pouco funcional, apresentando ausência ou redução da fala espontânea, mesmo em situações de interação.

Linguagem repetitiva ou restrita
As crianças com autismo podem falar coisas que não têm significado aparente ou que não se relacionam com a conversa do momento. Podem também repetir palavras que ouviram, uma condição chamada ecolalia.

Muitas crianças com TEA comunicam-se normalmente, mas exibem alterações na prosódia, por exemplo, que está relacionada às diferenças no ritmo da fala, no tom de voz e na entonação dada a cada palavra.

Cada pessoa com o Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) possui diferentes formas de se comunicar e distintas habilidades de comunicação. Algumas pessoas podem falar bem e normalmente (autismo verbal) e outros não conseguem falar ou falam muito pouco (autismo não verbal).

Isso acontece, principalmente, porque elas possuem dificuldade para desenvolverem certas habilidades de linguagem (tanto verbal quanto não verbal) e, consequentemente, entenderem o que os outros dizem ou sinalizam a elas.

Poucas demonstrações de dor. Gostar de brincar sempre com o mesmo brinquedo ou objeto. Dificuldade em focar-se numa tarefa simples e concretizá-la. Preferência por ficar sozinho do que brincar com outras crianças.

Pessoas com autismo podem apresentar uma variedade de pontos fortes e habilidades que podem estar diretamente relacionadas ao seu diagnóstico, incluindo: Aprender a ler desde muito cedo (conhecido como hiperlexia). Memorizando e aprendendo informações rapidamente. Pensar e aprender de forma visual.

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) e o Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) são comumente confundidos por apresentarem sintomas semelhantes e que podem comprometer o comportamento, o aprendizado, o desenvolvimento emocional e as habilidades sociais de quem os possui.

Os sintomas de autismo podem incluir foco intenso em um item, falta de resposta, falta de compreensão de sinais sociais (como tom de voz ou linguagem corporal), movimentos repetitivos ou comportamentos de auto-agressão como bater a cabeça, por exemplo.

O diagnóstico tardio pode levar a consequências como:
A hipersensibilidade sensorial pode causar dor no autista; com o tempo, se não realizadas terapias, a irritação pode gerar crises nervosas pelo incómodo causado.

Como o autismo atinge principalmente a comunicação e a linguagem, essas dificuldades serão mais visíveis no desenvolvimento das habilidades sociais, dificuldades na fala, linguagem, comunicação não verbal e comportamento inflexível, por exemplo.