Como e a economia turca?

Perguntado por: jveloso . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.5 / 5 15 votos

A Turquia é uma nação que se estende do leste da Europa ao oeste da Ásia e mantém conexões culturais com os antigos impérios grego, persa, romano, bizantino e otomano. A cosmopolita Istambul, no Estreito de Bósforo, abriga a famosa Basílica de Santa Sofia, com sua cúpula elevada e seus mosaicos cristãos, a enorme Mesquita Azul, do século XVII, e o Palácio de Topkapı, datado aproximadamente de 1460, uma antiga residência de sultões. Ankara é a capital moderna da Turquia. ― Google

A economia turca vive um cenário conturbado desde 2021, marcado pela alta da inflação e pela queda do valor da lira. Para combater o problema, o presidente Recep Erdogan apostou em reduzir os juros, em vez de aumentá-los, como recomenda o receituário padrão dos economistas para domar a alta de preços.

O custo médio de vida em Istambul sem aluguel é de cerca de 12.500 TRY (US $ 1700) por mês. O aluguel é normalmente contabilizado como um custo separado na Turquia. O custo de vida relativamente acessível de Istambul significa que você pode desfrutar de um estilo de vida cosmopolita com um orçamento apertado.

A Turquia está abaixo da média em: emprego, equilíbrio vida-trabalho, educação, saúde, qualidade do meio ambiente, conexões sociais e satisfação com a vida. Essas avaliações baseiam-se em dados selecionados disponíveis.

Em sua grande parte, a economia turca vem sendo impulsionada por sua indústria e setores de serviços, apesar da agricultura ainda ser responsável por cerca de 25% dos empregos. A indústria automotiva e de eletrônicos, estão crescendo em importância e ultrapassaram a indústria têxtil dentro de seu mix de exportação.

"A economia turca está ruindo devido à má gestão de seu governo, e este é o principal vetor da perda de popularidade de Erdogan nos últimos anos", diz o cientista político Berk Esen, professor da Universidade Sabanci, em Istambul.

têxteis, processamento de alimentos, automóveis, eletrônica, mineração (carvão, cromita, cobre, boro), aço, petróleo, construção civil, madeira trabalhada, papel, etc. A Turquia tem o 15º maior PIB PPC (Paridade do Poder de Compra) e o 17º maior PIB nominal.

[ 1] A maioria dos brasileiros na Turquia trabalha em embaixadas e/ou consulados em Istambul [ 2] e Ancara, [ 3] com um pequeno número de funcionários de empresas privadas em ... Número de brasileiros na Turquia cresce 500% no primeiro semestre de 2022.

O presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, anunciou nesta quinta-feira (16), o aumento do salário mínimo no país em 50% no ano que vem. Em pronunciamento, o dirigente apontou que o valor passará das atuais 2826 liras para 4250, medida que ocorre após a deliberação de um conselho sobre o tema, afirmou.

O brasileiro com um passaporte com validade de seis meses ou mais pode entrar na Turquia e ficar por até 90 dias. O país não exige visto para esse período. É possível fazer uma renovação para ficar até 180 dias. Vou listar abaixo o que, em minha opinião, faz da Turquia um lugar bom de morar.

A página do Ministério assinala que é recomendável viajar com “extrema precaução” e que é melhor não o fazer por determinadas zonas. Indica que a Turquia é um país seguro em termos de criminalidade e delinquência, mas que há risco elevado de ataques terroristas.

Os brasileiros na Turquia formam uma das mais pequenas comunidades brasileiras fora do Brasil, totalizando cerca de 275 pessoas.

A média de gastos diários em uma viagem para a Turquia é de US$ 40, (R$209). Esse seria o gasto de uma viagem de nível médio/econômico, pois pelo preço você pode perceber que não estão incluídos passeios mais caros como voo de balão.