Porque não pode levar mais de 100 ml no avião?

Perguntado por: nquaresma . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.1 / 5 18 votos

Nenhum creme, líquido, gel, aerosol ou similar com mais de 100 ml pode embarcar. O intuito é evitar substâncias explosivas a bordo.

Líquidos, gel, pasta, creme, aerossol e similares na mala de mão. Esses itens devem ser transportados em embalagens de, no máximo, 100ml. Além disso, a embalagem deve ter uma dimensão máxima de 20X20 cm. As embalagens devem ser plásticas e de material transparente e bem lacradas.

Além de roupas e calçados, os passageiros podem levar líquidos, cremes e similares, como shampoo, condicionador e protetor solar, sem restrições na mala de mão em viagens domésticas. Porém, em voos internacionais, a restrição é de até 100 ml por embalagem, limitado a dez frascos, ou seja, 1 litro, por viajante.

Em frascos com capacidade de até 100 ml e colocados em embalagem plástica transparente, vedada, com capacidade máxima de 1 litro, não excedendo as dimensões de 20 x 20 cm; Líquidos em frascos acima de 100 ml não podem ser transportados, mesmo se o frasco não estiver cheio. Atenção!

O limite máximo permitido é de um litro, ou 10 frascos de 100 ml, que devem estar em uma embalagem plástica (tipo ziploc ou uma necessaire com plastico transparente), para facilitar a inspeção dos agentes nos aeroportos antes do embarque.

Descrição. Contém 04 frascos para viagem, cada um com capacidade de 100ml. Acompanha 01 necessaire. Ideais para guardar shampoo, condicionador e cremes no geral.

De acordo com a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), por medidas de segurança, não é permitido transportar produtos inflamáveis, explosivos e outros itens classificados como artigos perigosos durante uma viagem de avião.

Itens permitidos
Os frascos podem ter, no máximo, 100 ml ou 100 g, e precisam estar em uma embalagem transparente e plástica. Vale destacar também que não é possível levar mais de 1 litro de líquidos, somando o volume de todos os produtos em uma bolsa de mão.

Além das proibições listadas acima, os voos internacionais possuem outras limitações. Não é permitido levar líquidos, géis e pastas em recipientes com mais de 100 ml de volume.

De acordo com a Anac, todos os líquidos, inclusive gel, pasta, creme, aerossol e similares, devem ser conduzidos em frascos com capacidade de até 100 ml e juntos não podem exceder à capacidade de um litro.

Existem limites para o transporte de líquidos, sejam eles em pasta, creme, gel ou aerossol. É permitido levar perfumes de até 50 ml, porém, o total transportado não deve ultrapassar 5 litros. Também é permitido levar até 4 frascos de aerossóis de higiene pessoal ou de uso médico de até 300 ml/g cada.

A quantidade máxima de líquidos não pode ser superior a 1 litro e cada passageiro pode levar somente uma bolsa. Segundo a Anac, aerossóis e atomizadores não podem ser transportados em bagagem de mão, salvo se forem de uso médico ou de asseio pessoal (como desodorantes, perfumes e espuma de barbear).

Embalagens de shampoo, condicionador, cremes capilares e outros itens pastosos precisam ter no máximo 500ml (cada embalagem). Também vale lembrar que essas embalagens juntas não devem, em hipótese alguma, somar 2 litros.