Porque só pode levar 100ml no avião?

Perguntado por: ioliveira . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.2 / 5 7 votos

Por que raios não se pode viajar de avião com mais de 100 ml de pasta de dente? Nenhum creme, líquido, gel, aerosol ou similar com mais de 100 ml pode embarcar. O intuito é evitar substâncias explosivas a bordo.

Itens pessoais e de consumo — Agência Nacional de Aviação Civil ANAC. Em bagagem de mão - voo doméstico: desde que não exceda a quantidade de quatro frascos por pessoa e que o conteúdo em cada frasco seja inferior a 300 ml ou 300 g.

Voos internacionais
Todos os líquidos, géis, cremes, pastas e aerossóis devem ser transportados em um frasco com capacidade de até 100ml cada. Esses frascos devem ser colocados em embalagens plásticas transparentes e que tenham mecanismo de fechamento.

Existem limites para o transporte de líquidos, sejam eles em pasta, creme, gel ou aerossol. É permitido levar perfumes de até 50 ml, porém, o total transportado não deve ultrapassar 5 litros. Também é permitido levar até 4 frascos de aerossóis de higiene pessoal ou de uso médico de até 300 ml/g cada.

De acordo com a Anac, todos os líquidos, inclusive gel, pasta, creme, aerossol e similares, devem ser conduzidos em frascos com capacidade de até 100 ml e juntos não podem exceder à capacidade de um litro.

Nenhum creme, líquido, gel, aerosol ou similar com mais de 100 ml pode embarcar. O intuito é evitar substâncias explosivas a bordo.

De acordo com a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), por medidas de segurança, não é permitido transportar produtos inflamáveis, explosivos e outros itens classificados como artigos perigosos durante uma viagem de avião.

O que acontece se a bagagem de mão passar de 10kg? Bagagem de mão com excesso de peso deve ser despachada. Se a sua bagagem de mão não atender as regras você não poderá levá-la a bordo, sendo obrigatoriamente despachada.

A Gol faz parte da Abear, cujas regras permitem levar uma mala de até 10 kg com medidas de até 35 x 25 x 55 cm (comprimento x largura x altura). Isso vale para voos domésticos e voos internacionais operados pela Gol.

Segundo normas da ANAC, artigos de higiene como álcool em gel, removedores de esmalte e outros seguem as regras dos aerossóis nos voos nacionais. Ou seja, não é permitido levar mais de 500 g ou 500 ml por artigo, tendo válvulas protegidas e limite de até 2 kg ou 2 l somando todos artigos.

Em voos internacionais, todos os líquidos - inclusive gel, pasta, creme, aerossol e similares - precisam estar em recipientes individuais de até 100 ml cada, acomodados em uma embalagem plástica, transparente e vedada, com no máximo 1 litro, não excedendo as dimensões de 20 x 20 cm.

Nesse caso, a mochila e a bagagem de mão são coisas diferentes, que podem ser igualmente levadas a bordo sem custo em voos de grande parte das companhias aéreas. O passageiro, no entanto, também pode viajar com duas mochilas.

Pasta de dente: vale a mesma regra para os desodorantes: em voos internacionais, frascos de até 100 ml. Se o voo for doméstico, pode levar até quatro tubos de 300 ml.

A resposta é não! Você pode levar o desodorante aerosol somente na bagagem despachada. O aerossol é considerado inflamável, então, para maior segurança, o artigo deve ir na bagagem despachada.

Medicamentos e líquidos também podem ser levados nas malas de mão em voos nacionais, independentemente da quantidade. O que você precisa prestar atenção é no peso total e no volume: todos os produtos líquidos da bagagem não podem ultrapassar 1,2 kg ou 1,2 L; cada produto deve ter, no máximo, 300 g ou 300 ml.

Além de roupas e calçados, os passageiros podem levar líquidos, cremes e similares, como shampoo, condicionador e protetor solar, sem restrições na mala de mão em viagens domésticas. Porém, em voos internacionais, a restrição é de até 100 ml por embalagem, limitado a dez frascos, ou seja, 1 litro, por viajante.