Como é a dor de cabeça de aneurisma cerebral?

Perguntado por: ajordao . Última atualização: 20 de julho de 2023
3.9 / 5 13 votos

Os sintomas de um aneurisma cerebral rompido podem incluir: Uma dor de cabeça súbita e intensa que pode parecer a pior que você já teve. Rigidez do pescoço. Visão embaçada ou dupla.

Mas como identificar qual tipo de dor de cabeça é aneurisma?

  1. rigidez no pescoço.
  2. perda ou alteração na consciência.
  3. visão dupla ou borrada.
  4. dor imediata em acima dos olhos ou atrás.
  5. fraqueza inesperada e sensibilidade alterada.
  6. sensibilidade à luz (fotofobia)
  7. convulsões.
  8. queda da pálpebra.

Dependendo do local que ele se encontra, pode comprimir estruturas próximas ao cérebro e causar alguns sintomas, como visão dupla, perda da visão, dor de cabeça, nos olhos, no pescoço, náuseas e vômitos, perda da consciência, confusão, fotofobia ou convulsões.

Quando um aneurisma se expande rapidamente, está prestes a romper ou já rompeu, alguns sintomas podem aparecer de maneira brusca, como dor forte ou persistente no abdômen ou nas costas; náuseas e vômitos; frequência cardíaca acelerada; queda de pressão e choque hemorrágico, quando ocorre grande perda de sangue.

O principal sintoma da ruptura de um aneurisma cerebral é a dor de cabeça muito forte, e sempre súbita, geralmente descrita pelos pacientes como “a pior dor de cabeça da vida”, ocorrendo muito intensa de um minuto para o outro, muitas vezes associada a uma sensação de mal-estar, suores frios, náuseas e vômitos, ou até ...

Podem ser sintomas de um aneurisma: perda de consciência, dor de cabeça súbita, dor abdominal ou dor nas costas, sensação de pulsação abdominal, queda de pressão, aumento da frequência cardíaca, enjoo e vômitos. Vale lembrar que esses sintomas variam a depender do local do aneurisma.

“Diferente do que muitos pensam, na maioria dos casos, o AVC isquêmico não provoca dores na cabeça. Seus principais sintomas estão relacionados com dificuldades motoras repentinas, perda de sensibilidade, paralisia de um lado do corpo e dificuldades para falar.

Nos casos em que há entupimento ou obstrução do vaso ou artéria, o AVC é do tipo isquêmico. Quando um vaso ou artéria se dilata muito, é o caso de um aneurisma cerebral. A falta de oxigenação cerebral resultante de uma parada cardiorrespiratória também pode causar lesões.

Um aneurisma cerebral que rompe causa derrame, o qual pode incluir como sintomas dor de cabeça forte e súbita, náusea, vômito, pescoço duro, fraqueza repentina em uma área do corpo, dificuldade repentina de falar e até perda de consciência, coma ou morte.

Ressonância magnética (MRI).
Um tipo de ressonância magnética que avalia as artérias em detalhe (angiografia por ressonância magnética) pode detectar a presença de um aneurisma.

Na maioria das vezes, os sintomas de um aneurisma cerebral são percebidos somente quando uma artéria se rompe, causando uma dor de cabeça fortíssima frequentemente acompanhada de náuseas, vômitos, desmaios, crise convulsiva e rigidez na nuca.

Um pseudoaneurisma (aneurisma falso) é a comunicação entre o lúmen arterial e o tecido conjuntivo subjacente resultante da ruptura arterial; uma cavidade cheia de sangue se forma fora da parede do vaso e sela o vazamento à medida que trombosa.