Como é a clonagem de WhatsApp?

Perguntado por: ypereira . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.6 / 5 12 votos

O golpe do WhatsApp clonado acontece quando um criminoso invade a conta real de uma pessoa em outro celular, sem que ela tenha conhecimento. Então, ele envia mensagens aos contatos dessa vítima. No roubo de contas, o golpista não precisa do código de ativação.

Abra aplicativo e veja se as suas conversas aparecem normalmente. Caso o telefone exiba uma mensagem de que não foi possível verificar o seu telefone, é sinal de alerta de que sua conta foi roubada.

Mesmo que alguém clone sua conta, não poderá acessar as conversas antigas, a menos que você ou o destinatário sejam desavisados o suficiente para fornecer informações sensíveis.

O app de mensagens é muito usado em golpes financeiros, extorsão, tentativas de phishing e mais uma infinidade de fraudes. Contudo, não é possível exatamente clonar uma conta no WhatsApp, ou seja, usar o aplicativo em dois celulares ao mesmo tempo.

Segundo o WhatsApp, a primeira tentativa para recuperar a conta é reinstalar o aplicativo (desinstalar e depois baixar novamente), fazer o login com seu número de telefone e inserir o código de confirmação enviado por SMS.

Confira os aparelhos que estão conectados à sua conta com frequência. Para ver todos os aparelhos conectados, abra o WhatsApp e toque em Configurações e, em seguida, em Aparelhos conectados. Para desconectar um dos aparelhos da sua conta, toque no aparelho desejado e, em seguida, em Desconectar.

Recebe mensagens ou ligações estranhas: se você passa a receber mensagens ou ligações de pessoas desconhecidas ou de números não identificados, pode ser um sinal de que o número foi clonado. Se, durante uma ligação, existem barulhos estranhos, isso também indica a presença de hackers no aparelho.

Onde fica a lixeira do WhatsApp para recuperar todas as conversas apagadas

  1. Passo 1: Abra o aplicativo do WhatsApp.
  2. Passo 2: Acesse as configurações.
  3. Passo 3: Acesse a opção “Conversas
  4. Passo 4: Acesse a opção “Backup de conversas
  5. Passo 5: Verifique o backup do WhatsApp.
  6. Passo 6: Restaure as conversas apagadas.

Como evitar que seu celular seja clonado

  1. Atualize a senha do celular constantemente. ...
  2. Não clique em links suspeitos. ...
  3. Ative a verificação em duas etapas. ...
  4. Evite usar Wi-Fi público. ...
  5. Não compartilhe informações pessoais. ...
  6. Não conceda acesso ao celular em computadores compartilhados.

Como saber se o celular foi clonado? Para saber se seu celular foi clonado, desconfie caso seu dispositivo apresente algum programa estranho como ficar lento, ter um consumo excessivo de dados móveis, aplicativos que você não instalou ou até mesmo a bateria acabando rapidamente.

Abra o WhatsApp e toque no nome do contato ou de um grupo; Depois, toque em "proteger conversa" (Chat lock); Ative a forma de bloqueio do chat: "bloquear este chat com impressão digital/senha"; Em seguida, confirme a proteção colocando a senha do celular ou a biometria (impressão digital ou facial);

Segundo eles, caso você tenha sido vítima de um golpe - isto é, se sua conta for roubada, se houver alguém se passando por você e/ou usando seus dados de alguma forma -, o ideal é, primeiramente, contatar a plataforma e, depois, abrir um boletim de ocorrência.

Como usar dois WhatsApp no mesmo celular: passo a passo

  1. Acesse o botão de “Configurações”;
  2. Procure e abra a opção “Apps” ou “Aplicativos”;
  3. Toque em “Dual Apps”;
  4. Em seguida, clique em “Criar” na tela seguinte;
  5. Pressione em “Ativar”;
  6. A segunda está criada.

Veja a página “Minha atividade” no Google

  1. Abra o app do Google, toque na foto de perfil e selecione “Gerenciar sua conta do Google”;
  2. Acesse a aba “Dados e privacidade”. Em seguida, toque em “Minha atividade”;
  3. Confira os resultados de atividade recente.