Quando um celular pode ser grampeado?

Perguntado por: rnunes . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.3 / 5 15 votos

Segundo a lei, o grampo telefônico só pode ser realizado quando houver indícios "razoáveis" da autoria ou participação em crime e não houver outros meios para que a prova seja obtida. É crime, entretanto, realizar interceptação de comunicações sem autorização judicial.

Você pode descobrir se seu celular foi grampeado usando o envio incondicional de dados com a ajuda dos códigos IHM. Em redes GSM, disque *#21# para listar, e ##21# para limpar suas configurações de encaminhamento incondicional de dados.

Observe se o seu celular está se comportando de maneira estranha, como desligando ou reiniciando sozinho ou mostrando lentidão excessiva. Se do nada o celular começa a apresentar problemas, pode ser indício de que esteja monitorado. Uma tela azul ou vermelha piscando também pode sinalizar rastreamento.

No Brasil, a Lei no 9.296, de 1996, afirma que a polícia e o Ministério Público só podem recorrer a interceptações telefônicas quando houver “indícios razoáveis” de envolvimento em crime punível com prisão e se a prova não puder ser obtida de outra forma.

Para desativar, é preciso usar o ##002# no aparelho.

A segurança das ligações começa no cartão SIM (Subscriber identity module – módulo identificador de assinante) usado no celular. Por meio dele, o que se fala é criptografado, com o objetivo de embaralhar os dados da chamada para impedir que alguém que esteja próximo use um aparelho de escuta e ouça a conversa.

Como saber se meu WhatsApp está sendo rastreado? - 6 Dicas

  1. A bateria descarrega mais rápido. ...
  2. Seu celular emite sons sem nenhum motivo aparente. ...
  3. O WhatsApp começa a travar com mais frequência. ...
  4. Seu celular esquenta mais. ...
  5. Verifique histórico de mensagens e download de mídias. ...
  6. O status de WhatsApp Web anormal.

Para que servem os códigos *#21# e ##002#
Esses números são usados para verificar algumas informações da operadora, contratar serviços ou checar dados do dispositivo (como saber o número IMEI).

Verificar se a câmera ou o microfone do Android estão ativados ou desativados

  1. Quando os apps usarem a câmera ou o microfone, um indicador verde vai aparecer no canto superior direito da tela.
  2. Deslize para baixo e toque no indicador. Toque uma vez para conferir qual app ou serviço está usando a câmera ou o microfone.

Assim, a prova obtida por meio do grampo do Whatsapp, sem autorização judicial, é ilícita e, por esta razão, não pode ser juntada aos autos numa Ação Penal. É interessante falar que não existe nenhuma lei proibindo a criptografia, mas a quebra da criptografia é crime.

Na prática, é possível gravar uma chamada – mas não seria um grampo como o das escutas telefônicas comuns.

O funcionamento acontece de forma simples. Após a emissão da ordem judicial de interceptação das linhas de algum suspeito investigado por departamentos policiais, as operadoras são instruídas a enviarem os dados e os áudios obtidos para as autoridades. Depois que tudo é feito, o backup das escutas é destruído.

Tudo o que você precisa para descobrir é saber o código do seu aparelho celular e colocar a combinação no site IMEI24.com ou imei.info. Para descobrir o IMEI do seu dispositivo, abra o discador e digite *#06#, ao terminar de digitar ele abrirá uma janela com o código do seu celular.

O Google escuta o que a gente fala? Sim, por meio do seu assistente virtual, e através dos aparelhos com o sistema operacional da empresa, o Android, mas fique tranquilo, essa escuta ocorre do mesmo jeito que as das demais, como a Siri e Alexa.

*#21# Esse código secreto permite ver se você está com a função de encaminhamento de chamadas ativada. Com isso, sempre que alguém ligar para você, a chamada será encaminhada para outro número.

Com o código de IMEI em mãos, o proprietário que teve seu aparelho celular roubado ou furtado, perdido ou extraviado, possibilita que a Polícia Militar tenha mais agilidade para bloquear o aparelho celular e, com o uso de aplicativos, rastreá-lo, facilitando assim sua localização e impedindo o uso por pessoas indevidas ...